Busca avançada
Ano de início
Entree

Saciedade e consumo alimentar após ingestão de suco de laranja por indivíduos normais e com sobrepeso

Resumo

O suco de laranja contém açúcares e flavonóides que podem influenciar o consumo energético e de macronutrientes, e consequentemente o peso corporal. Apesar de alguns estudos sugerirem que sucos de fruta integral estão associados com o excesso de peso, outros mostram associação com um índice de massa corporal menor e uma alimentação mais saudável. Assim, pretende-se estudar o efeito do suco de laranja sobre a saciedade e o consumo alimentar e sua influencia no peso coporal. O objetivo deste projeto será de avaliar o efeito da ingestão do suco de laranja, fresco e processado-pasteurizado, sobre marcadores da saciedade e do consumo alimentar em indivíduos com peso adequado e com excesso de peso. Os voluntários, homens e mulheres adultos, serão submetidos a três etapas experimentais: (1) ingestão aguda de suco de laranja fresco, (2) suco de laranja pasteurizado e (3) solução placebo, seguida por colheita de sangue e urina, e avaliação subjetiva da saciedade e do consumo alimentar por 24 horas. Serão quantificados marcadores de saciedade (leptina, adiponectina, grelina, glicose e insulina) e os flavonóides cítricos no soro sanguíneo e urina de 24 horas em cada uma das etapas experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAIVA, ALINE; GONCALVES, DANIELLE; FERREIRA, PAULA; BALDWIN, ELIZABETH; CESAR, THAIS. Postprandial effect of fresh and processed orange juice on the glucose metabolism, antioxidant activity and prospective food intake. Journal of Functional Foods, v. 52, p. 302-309, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.