Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do bagaço de cana-de-açúcar na remediação ambiental de drenagem ácida de mineração

Resumo

O Projeto de Pesquisa visa estudar e quantificar no laboratório o desempenho da biorremediação de Drenagem Ácida de Mineração (DAM) utilizando bagaço de cana-de-açúcar como substrato fonte de carbono principal para redução bacteriana de sulfato, finalidade para a qual esse resíduo lignocelulósico ainda não foi testado. A aplicação final de campo vislumbrada é a "remediação ambiental verde" em Zonas e Barreiras Reativas Permeáveis. O Projeto englobará (a) ensaios de laboratório, (b) revisão comparativa de dados da literatura internacional sobre biorremediação de DAM em sistemas redutores de sulfato, e (c) a modelagem matemática dos ensaios realizados visando a calibração dos parâmetros do modelo. Os ensaios de laboratório incluirão caracterização química e estrutural dos resíduos (i.e., conteúdos de carbono orgânico, celulose, hemicelulose e lignina, e dos nutrientes N, P, K, S), ensaios de permeabilidade de misturas de bagaço de cana-de-açúcar e areia, e ensaios de batelada ("batch") e de coluna ("column tests"). Os ensaios de batelada e de coluna serão realizados sob diferentes condições experimentais, e permitirão quantificar, entre outros, os efeitos da (i) adição de nitrogênio a partir do resíduo sólido "cama de aviário descartada", ainda não testado para esta finalidade, (ii) adição de inoculo bacteriano a partir de esterco bovino, e (iii) introdução nos ensaios de diferentes quantidades de um solo rico em ferro (i.e., latossolo roxo do estado de São Paulo) no desempenho da redução de sulfato e da precipitação dos metais pesados. Os resultados deste Projeto de Pesquisa contribuirão de forma significativa para o avanço do estado do conhecimento sobre a remediação biológica de DAM utilizando substratos e fontes de nutrientes na forma de resíduos brasileiros, bem como na presença de solo rico em ferro, como usual nos contextos geológicos de solos tropicais do Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRINDADE, GIULIANO BORDIN; HEMSI, PAULO SCARANO; BUZZI, DANIELLA CARDOSO; SOARES TENORIO, JORGE ALBERTO; GIMENEZ BOSCOV, MARIA EUGENIA. Rates of Sulfate Reduction Achieved in Columns Based on Untreated Sugarcane Bagasse for Metals Removal. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL ENGINEERING, v. 144, n. 7, . (12/08797-2)
MATTOS, R. C.; HEMSI, P. S.; KAWACHI, E. Y.; SILVA, F. T.. Use of Sugarcane Bagasse as Carbon Substrate in Permeable Reactive Barriers: Laboratory Batch Tests and Mathematical Modeling. SOILS AND ROCKS, v. 38, n. 3, p. 219-229, . (12/08797-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.