Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica de citocinas pró-inflamatórias em biópsia muscular de pacientes com dermatomiosite/polimiosite: correlação com características clinicolaboratoriais e evolutivas

Processo: 12/09633-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Samuel Katsuyuki Shinjo
Beneficiário:Samuel Katsuyuki Shinjo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Miyuki Uno ; Sueli Mieko Oba Shinjo ; Suely Kazue Nagahashi Marie
Assunto(s):Reumatologia  Dermatomiosite  Polimiosite  Expressão gênica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biópsia muscular | dermatomiosite | expressão gênica | miopatias inflamatórias | polimiosite | Reumatologia

Resumo

Dermatomiosite (DM) e polimiosite (PM) são um grupo heterogêneo de miopatia autoimune crônica, sistêmica, associada a uma alta morbidade e incapacidade funcional. Sob o ponto de vista imunopatológico, na PM há primariamente infiltrado de linfócitos T CD8(+) e macrófagos nas fibras musculares. Estas, por sua vez, expressam altos níveis de antígenos MHC classe I e liberam grânulos de perforina, resultando em lise das próprias fibras musculares. Na DM, as células B desempenham um papel relevante na patogênese da doença pela presença de autoanticorpos, deposição de imunocomplexos em junção dermoepiderme das lesões cutâneas e presença de células B em músculos inflamados e áreas perivasculares. Adicionalmente, deposições de complemento e imunoglobulina nos endotélios perifasciculares podem levar a isquemia e atrofia muscular, mostrando a importância da imunidade humoral. A ativação, quimiotaxia e invasão destas células do sistema imunológico nos tecidos musculares, assim como a amplificação do processo inflamatório, são mediadas pelas diversas citocinas e quimiocinas presentes localmente que, por sua vez, são produzidas pelas células do sistema imunológico, células endoteliais e fibras musculares.Baseando-se na imunopatogênese de DM/PM, é importante o estudo das citocinas pró-inflamatórias (e de outras proteínas) para uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na lesão dos tecidos musculares e sua correlação com as manifestações clinicolaboratoriais iniciais da doença, bem como a evolução e o prognóstico dos pacientes com DM/PM. No presente estudo, serão analisadas 50 biópsias musculares realizadas de rotina para investigação e diagnóstico de DM/PM dos pacientes provenientes do nosso Serviço. Além de levantamento de dados demográficos e clinicolaboratoriais, serão realizadas análises de expressão gênica. Do tecido muscular armazenado será extraído RNA total, o qual será transcrito reversamente em cDNA. Os níveis de expressão dos genes envolvidos com o processo inflamatório, isquemia e atrofia muscular serão analisados por PCR quantitativo em tempo real e comparado com amostras controles pareados por sexo e idade (biópsia muscular com achados morfológicos normais pela histologia). As reações serão realizadas utilizando-se oligonucleotídeos sintetizados para cada gene pelo método de incorporação de Sybr Green. Os oligonucleotídeos serão desenhados em exons diferentes para evitar amplificações inespecíficas de DNA. Os dados quantitativos serão normalizados em relação a genes constitutivos como controles internos. A equação 2-DDCt será utilizada para o cálculo da expressão relativa dos genes nas amostras de músculo dos pacientes em relação às amostras normais. Os dados de expressão relativa dos genes analisados serão correlacionados com dados clinicolaboratoriais, evolução clínica dos pacientes e pelo grau de comprometimento e de infiltrado inflamatório no tecido muscular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAMPLONA DA SILVA, THIAGO COSTA; SILVA, MARILDA GUIMARAES; SHINJO, SAMUEL KATSUYUKI. Relevance of serum angiogenic cytokines in adult patients with dermatomyositis. ADVANCES IN RHEUMATOLOGY, v. 58, . (12/09633-3, 12/07101-4)
SAMUEL KATSUYUKI SHINJO; SUELI MIEKO OBA-SHINJO; MIYUKI UNO; SUELY KAZUE NAGAHASHI MARIE. A EXPRESSÃO DO GENE ANKRD1 CORRELACIONA-SE COM O STATUS DE BIÓPSIAS MUSCULARES EM ADULTOS PORTADORES DE DERMATOMIOSITE SEM EXPOSIÇÃO PRÉVIA A TRATAMENTO. MedicalExpress (São Paulo, online), v. 4, n. 4, . (12/09633-3, 14/09079-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.