Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil temporal da rotação do plasma no TCABR

Resumo

O fenômeno físico da rotação de plasmas confinados em tokamaks será estudado nos diversos regimes de operação do tokamak TCABR através da realização de medidas dos perfis temporais e espaciais da rotação. Para a execução da experiência será construído um dispositivo para fazer vibrar um espelho semi-transparente no interior de um espectrômetro óptico de alta resolução de forma a permitir a medida do perfil temporal da rotação. Um sistema de fibras óticas permitirá a iluminação do espectrômetro a uma distância adequada do tokamak de forma a evitar o problema da sensibilidade das fotomultiplicadoras aos raios X emitidos pelo tokamak. A partir dos perfis obtidos deverão ser estudados o amortecimento da rotação toroidal, o tempo característico em que a rotação poloidal atinge o regime estacionário em descargas ôhmicas, a influência dos campos elétricos radiais criados por ondas de Alfvén é por eletrodos polarizados eletricamente na rotação do plasma, o eventual surgimento do regime de alto confinamento e a rotação do plasma em regime runaway. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEVERO, J. H. F.; CANAL, G. P.; RONCHI, G.; ANDRADE, N. B.; FERNANDES, T.; IKEDA, M. Y.; COLLARES, M. P.; GALVAO, R. M. O.; NASCIMENTO, I. C.; TENDLER, M. Overview of plasma rotation studies on the TCABR tokamak. Plasma Physics and Controlled Fusion, v. 63, n. 7 JUL 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.