Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da força muscular perineal na gestação

Processo: 12/12749-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Adriana Caroci Becker
Beneficiário:Adriana Caroci Becker
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Maria Luiza Gonzalez Riesco
Bolsa(s) vinculada(s):12/20859-3 - Análise da força muscular perineal na gestação, BP.TT
Assunto(s):Assoalho pélvico  Força muscular  Períneo  Gravidez 

Resumo

A gestação pode exercer influência sobre a musculatura do assoalho pélvico e podem ocorrer morbidades do trato genito-urinário, de forma transitória ou definitiva. Objetivos: 1. Analisar a Força Muscular Perineal (FMP) de gestantes que tiveram um ou mais partos vaginais, segundo idade, número de partos vaginais anteriores, condições do períneo, sintomas do trato genito-urinário e índice de massa corpórea; 2.Comparar as médias da FMP de primigestas e de gestantes que tiveram um ou mais partos vaginais. Método: Estudo observacional de tipo transversal sobre a avaliação da Força Muscular Perineal (FMP) pela perineometria e palpação digital vaginal na gestação. A população será constituída por mulheres no primeiro trimestre da gestação que estiverem realizando pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde do município de Itapecerica da Serra, São Paulo. Farão parte da amostra, 110 mulheres gestantes que tiveram um ou mais partos vaginais. A coleta de dados será realizada de outubro de 2012 a março de 2013. Para comparação, será adotado um grupo controle histórico, constituído por 110 primigestas estudadas no mesmo local da presente pesquisa. Será realizada a análise estatística descritiva e inferencial dos dados, admitindo-se a probabilidade de ocorrência de erro de primeira espécie de 5% (valor do p = 0,05). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ëtica em Pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROCI, ADRIANA DE SOUZA; GONZALEZ RIESCO, MARIA LUIZA; CAMARGO ROCHA, BIANCA MORAES; VENTURA, LETICIA DE JESUS; OLIVEIRA, SHEYLA GUIMARAES. Evaluation of perineal muscle strength in the first trimester of pregnancy. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 6, p. 893-901, NOV-DEC 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.