Busca avançada
Ano de início
Entree

Novo pensamento estratégico em comunicação

Processo: 12/10434-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 07 de outubro de 2012 - 20 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Margarida Maria Krohling Kunsch
Beneficiário:Margarida Maria Krohling Kunsch
Pesquisador visitante: Rafael Alberto Perez Gonzalez
Inst. do pesquisador visitante: Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração estratégica 

Resumo

O presente curso surge como resposta a uma pergunta que muitos têm feito ao Prof. Dr. Rafael Alberto Pérez nesses últimos sete anos: "Como se faz uma estratégia?" Quem costuma fazer essa pergunta são os participantes dos cursos de pós-graduação dos quais o Prof. Dr. Pérez tem participado, em 150 universidades, instituições de ensino e empresas de 15 países. É evidente que todos sabem criar estratégias, pois de fato o fazem em suas organizações, mas, ou não têm certeza que as realizam da melhor forma ou, sabiamente, querem melhorá-las. Talvez ambas as coisas. Almeja-se que os participantes familiarizem-se com as mudanças teóricas que na última década vêm sendo produzidas tanto nas ciências de administração, como nos estudos de estratégica e Comunicação. A disciplina parte da análise das teorias de estratégia: a Nova Teoria Estratégica (NTE), proposta por Rafael Alberto Pérez e o Half Moon Bay, movimento liderado por Gary Hamel, hoje também conhecido como "reinventing management" (reinventando a administração). A abordagem de Rafael Alberto Pérez procura, por meio de reflexões teóricas e como observador das realidades sociais, explicar a complexidade da sociedade contemporânea, a partir da comunicação no contexto da estratégia. Pérez é reconhecido internacionalmente como referência nos estudos de comunicação estratégica e sua principal obra Estrategias de Comunicación (2001 e 2008), já em sua 4ª edição, constitui um verdadeiro tratado sobre o tema. A partir de questionamentos teóricos, aspira-se a proporcionar aos participantes do curso uma visão e uma metodologia que os ajude a abordar suas estratégias de Comunicação (sociais, políticas, organizacionais, etc.) por meio de uma nova perspectiva. A disciplina busca também questionar algumas certezas e suscitar dúvidas e inquietudes, sempre necessárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)