Busca avançada
Ano de início
Entree

Tecnologia, cultura digital e formação: análises a partir da teoria crítica da sociedade

Processo: 12/06171-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Bruno Pucci
Beneficiário:Bruno Pucci
Pesquisador visitante: Mateu Cabot Ramis
Inst. do pesquisador visitante: Universitat de les Illes Balears (UIB), Espanha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologias da informação e comunicação  Cultura digital  Formação do indivíduo  Teoria crítica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Digital | Formação Educacional | Tecnologias Da Informação E Comunicação | teoria crítica da sociedade | Teoria Crítica e educação | Novas Tecnologias e Educação

Resumo

O pesquisador visitante, prof. Dr. Mateu Cabot, desenvolverá suas atividades de assessoria e colaboração à pesquisa, de conferências, de mini-cursos e de participação em bancas de defesa de mestrado e doutorado, no período de agosto a novembro de 2012, tendo como Instituição Visitante principal a UNIMEP, mas também participando de atividades científicas na UFSCar, na UNESP-Araraquara, na UNICAMP e na UFSC. Suas atividades científicas se desenvolverão em benefício do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação e dos projetos de pesquisas dos doutores pesquisadores do referido Grupo. O pesquisador visitante, com base em suas linhas de pesquisa -- "Arte y cultura de masas"; "Análisis de la 'Cultura digital de masas' desde una perspectiva teórico/crítica"; "Formas de experiencia en el siglo XXI" -- desenvolverá atividades de assessoria e de colaboração aos seguintes projetos científicos: 1) Projeto Temático "Tecnologia, Cultura Digital e Formação: análises a partir da Teoria Crítica da sociedade", vinculado ao Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, coordenado por Bruno Pucci, em elaboração. 2) "Novas Tecnologias e Teoria Crítica: a Educação a Distância Virtual nos cursos de Pedagogia II", coordenado por Bruno Pucci, UNIMEP; 3) "Walter Benjamin e Gaston Bachelard: aproximações sobre o núcleo da Infância e Educação", coordenado por Luzia Batista de Oliveira Silva, UNIMEP, em elaboração; 4) "Sadismo e Soberba Professoral nas Comunidades Virtuais: novos avatares de violência entre professores e alunos", coordenado por Antonio Álvaro Soares Zuin, UFSCar; 5) "Novas Tecnologias, Cultura Digital e Implicações Políticas na Formação: uma análise do Projeto Político da Universidade Aberta do Brasil - UAB/ MEC", coordenado por Luiz Roberto Gomes, UFSCar; 6) "Tecnologias digitais e subjetividade: Subsídios teóricos para reflexão das novas demandas educacionais", coordenado por Luiz Antônio Calmon Nabuco e Renato Bueno Franco, UNESP Araraquara; 7) "Romance de Produção: o Ulisses de James Joyce", coordenado por Fábio A. Durão, UNICAMP; 8) "Educação e Sociedade Contemporânea", coordenado por Alexandre Fernandez Vaz, UFSC, Florianópolis. Desenvolverá as seguintes atividades de Ensino: 1). Participação em três encontros da disciplina ministrada por Bruno Pucci, "Estética e Educação", para os alunos do PPGE/UNIMEP;2). Participação em um encontro na disciplina ministrada por Bruno Pucci, "Ética e Educação", do curso de Pedagogia;3). Participação na disciplina ministrada por Luzia Batista de Oliveira Silva, "Filosofia da Educação", do curso de Filosofia e História, da UNIMEP;4). Realização de Mini-Curso, no mês de novembro, na UFSCar e na UNESP-Araraquara, para discentes da Pós-Graduação; Desenvolverá, ainda, outras atividades complementares: 1) Palestras para docentes e discentes do PPGE/UNIMEP, para o Núcleo de Pesquisa História e Filosofia da Educação, UNIMEP; para docentes e discentes dos cursos de Comunicação, da UNIMEP; para docentes e discentes do curso de Psicologia, da UNIMEP; para os docentes e discentes do PPGE/UFSCar; para os alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado do Grupo de Estudos e Pesquisa: Teoria Crítica e Educação - UFSCar e para os demais alunos do Programa de Pós-Graduação da UFSCar; para os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação do IEL/UNICAMP; 2) Conferência no "VIII Congresso de Teoria Crítica: desafios e perspectivas na era digital", sobre o tema "Cultura digital de masas y nueva educación", na UNESP-Araraquara, no dia 11/09 e participação no Congresso. 3) Participação na Banca de Qualificação de uma doutoranda e de um mestrando no PPGE/UNIMEP. 4) Participação nas reuniões de avaliação das contribuições do pesquisador visitante, UNIMEP. Datas: 29/11; 30/11. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)