Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre partículas energéticas e decréscimos magnéticos no meio interplanetário: difusão perpendicular ressonante e não ressonante

Processo: 12/05397-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de setembro de 2012 - 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Ezequiel Echer
Beneficiário:Ezequiel Echer
Pesquisador visitante: Gurbax Singh Lakhina
Inst. do pesquisador visitante: Indian Institute of Geomagnetism (IIG), Índia
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Geofísica espacial  Campo magnético 

Resumo

Este projeto visa a obtenção de auxílio para a vinda e estada por 2 meses do pesquisador Gurbax Singh Lakhina (Indian Institute of Geomagnetism) para realizar discussões científicas e interpretação de resultados sobre a difusão perpendicular sofrida por partículas energéticas ao interagirem com regiões de decréscimo na magnitude do campo magnético interplanetário. O estudo terá como base dados observados pela sonda Ulysses na heliosfera externa (4-5 UA). As discussões ocorrerão com os pesquisadores da linha de pesquisa Magnetosfera/Heliosfera (MAGHEL) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O trabalho a ser desenvolvido durante a estadia do pesquisador é parte de um estudo teórico-computacional da interação de partículas carregadas com os decréscimos magnéticos (MD), algumas vezes também chamados de buracos magnéticos, tema de tese de doutorado do aluno Édio da Costa Jr. (2010). O pesquisador visitante vem participando, com o pesquisador responsável e colaboradores, em vários trabalhos publicados sobre MDs (i.e, Tsurutani et al., 2009; 2010, 2011; Costa Jr et al., 2011). Um modelo computacional com base no método de Monte Carlo foi desenvolvido na tese de doutorado de Costa Jr para obter a difusão perpendicular das partículas, considerando interação não ressonante. Entretanto, alguns modelos consideram a difusão ressonante (via interação onda-partícula). O objetivo principal seria comparar os dois processos, aproveitando a experiência do pesquisador visitante no assunto. Será iniciada a preparação de artigos científicos com estes resultados para publicação em periódicos internacionais. O pesquisador visitante ainda ministrará seminários para o curso de pós-graduação em Geofísica Espacial do INPE e terá a oportunidade de interagir com vários pesquisadores e alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, JR., EDIO; TSURUTANI, BRUCE T.; ALVES, MARIA VIRGINIA; ECHER, EZEQUIEL; LAKHINA, GURBAX S.. CROSS-FIELD DIFFUSION OF ENERGETIC (100 keV to 2 MeV) PROTONS IN INTERPLANETARY SPACE. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 778, n. 2, . (12/05397-3, 08/01288-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.