Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguística Sistêmico-Funcional e ontogênese da escrita

Processo: 12/02352-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de março de 2012 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Leila Barbara
Beneficiário:Leila Barbara
Pesquisador visitante: Carlos Alberto Marques Gouveia
Inst. do pesquisador visitante: Universidade de Lisboa, Portugal
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem  Língua materna  Desenvolvimento da linguagem  Educação escolar básica  Escrita (linguística) 

Resumo

1. Lecionação de um curso de mestrado/ doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil, ao abrigo do protocolo entre esta universidade e a Universidade de Lisboa (http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/240888.PDF), em particular no que refere à alínea b) da Cláusula Terceira; o curso, sobre "Linguística sistêmico-funcional e ontogénese da escrita", será lecionado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) e terá a duração de 45 horas. 2. Acompanhamento da investigação de mestrandos, doutorandos e de doutores agregados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da PUC-SP. 3. Participação em 2 bancas de qualificação de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), da PUC-SP.4. Deslocação à Universidade de Ouro Preto, para lecionação de um curso breve sobre Linguística Sistêmico-funcional. 5. Apresentação de Aula magna na UNITAU. 6. Participação no SePLA - Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, na UNITAU, durante dois dias.7. Deslocação as escolas do ensino médio e fundamental que trabalham em parceria com a UNITAU, para conversa com os professores e conhecimento da realidade escolar brasileira. 8. Organização de um livro sobre desenvolvimento da escrita em língua materna no ensino básico, apresentando resultados do projeto DEEB-Desenvolvimento da Escrita no Ensino Básico, coordenado pelo próprio no ILTEC-Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Lisboa, Portugal, com redação integral de dois dos capítulos. 9. Revisão final, para publicação em revistas científicas, de 3 artigos apresentados em conferências internacionais e que se encontram em versão rascunho desde a sua apresentação pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)