Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas públicas municipais em Campinas: geração de base de dados multimídia

Processo: 98/14018-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de novembro de 1999 - 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Clarinda Rodrigues Lucas
Beneficiário:Clarinda Rodrigues Lucas
Instituição-sede: Faculdade de Biblioteconomia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Campinas
Assunto(s):Bases de dados  Multimídia  Gestão da informação  Sistemas de informação  Biblioteca municipal  Campinas (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_193_149_150.pdf

Resumo

Parte das informações noticiadas na imprensa local acerca da vida do cidadão campineiro interessa na formulação de políticas públicas municipais. As bibliotecas municipais, no entanto, nem sempre percebem a potencialidade das informações armazenadas em suas hemerotecas, as quais são justificadas quase sempre nas tarefas escolares de 1° e 2° graus. Informações variadas do cotidiano do cidadão como, invasão de terra, surtos bacterianos, acordos na área de transporte, movimento de pais e mestres e movimentos culturais de toda sorte, enfim toda uma gama variada de informações noticiada na imprensa local pode e deve subsidiar as políticas públicas de todas as secretarias, autarquias e empresas de economia mista municipais. O projeto ora proposto prevê o desenvolvimento de metodologias para a organização de informações textuais e imagéticas publicadas na imprensa local e armazenadas na Biblioteca Pública Municipal de Campinas, além de prever em desenvolvimentos posteriores, a organização de uma base de dados de tais informações no período de 1960-1998 com recursos multimídia as quais serão selecionadas dentre um acervo de 50.000 itens (recortes de jornal) e organizados segundo as temáticas das secretarias, autarquias e empresas de economia mista municipais, numa abordagem de conversão retrospectiva. O projeto terá impacto em quatro áreas relevantes para a cidadania: 1) nas políticas públicas da prefeitura de Campinas e região; 2) na pesquisa acadêmica das universidades locais; 3) na vida escolar dos estudantes de 1° e 2° graus; 4) na educação continuada do professor de 1° e 2° graus e do cidadão local e regional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)