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Controle aeroelástico via Wing Morphing baseado no emprego de materiais inteligentes

Processo: 11/00378-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 14 de março de 2011 - 13 de abril de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Roberto Gil Annes da Silva
Beneficiário:Roberto Gil Annes da Silva
Pesquisador visitante: Mordechay Karpel
Inst. do pesquisador visitante: Technion - Israel Institute of Technology, Israel
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves  Dinâmica das estruturas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Aeroelasticidade Não Linear | Aeroservoelasticidade | Controle Aeroelástico | Dinâmica das estruturas | estruturas inteligentes | Aeroelasticidade

Resumo

A proposta de visita do prof. Karpel, que pretende cumprir parte de seu ano sabático no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA para contribuir na área de controle de sistemas aeroelásticos empregando materiais inteligentes. Esta linha de pesquisa faz parte do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estruturas Inteligentes em Engenharia, no qual o ITA é responsável pelo Subprojeto 8.6 - Aplicações de Materiais Inteligentes em Controle Aeroelástico. O Prof. Karpel foi convidado e atendeu ao I Workshop em Aeroelasticidade no ITA em julho de 2010 (www.mec.ita.br/workshop2010) com a ideia de estabelecer um plano de trabalho para o ano de 2011 prevendo o desenvolvimento de trabalhos em controle de sistemas aeroelásticos empregando material compósito inteligente baseados em fibras ativas (AFC/MFC). Os trabalhos de modelagem e construção dos sistemas aeroservoelásticos empregando tais materiais é linha em desenvolvimento através de orientação de um trabalho acadêmico de mestrado que dá sequencia ao trabalho de Graduação desenvolvido pelo aluno na ENCICA - França onde se aplicou o MFC para o controle de vibração de placas. No atual trabalho a placa deverá ser controlada quando sujeita a um escoamento aerodinâmico, caracterizando assim um sistema aeroservoelástico. O Prof. Karpel é um dos pioneiros na área de aeroelasticidade, sendo o criador de muitos dos atuais métodos de modelagem aeroelástica no espaço de estados. Iniciou os trabalhos nesta área na década de 80 durante o seu doutorado em Stanford. Atualmente desenvolve linhas de pesquisas em modelagem não linear de sistemas aeroservoleásticos, necessidade da atual linha de pesquisa em desenvolvimento no ITA. (AU)

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