Busca avançada
Ano de início
Entree

Visita de pesquisa do Prof. Caio Miguel ao LAHMIEI, UFSCar

Processo: 10/18342-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 03 de fevereiro de 2011 - 12 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Pesquisador visitante: Caio Flavio Andriussi Miguel
Inst. do pesquisador visitante: California State University, Sacramento, Estados Unidos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento  Comportamento verbal  Transtorno autístico  Deficiência intelectual  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | comportamento verbal | controle de estímulos | Deficiencia intelectual | nomeação | Tarefas de escolha de acordo com modelo | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

O Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSCar vem há anos privilegiando a inserção internacional do grupo de pesquisa com o apoio da FAPESP, do CNPq e da CAPES através de diferentes modalidades de auxílios e bolsas. Recentemente, o Lahmiei organizou as visitas de professores do exterior em torno de seminários de pesquisa. Em 2010 foram realizados dois seminários desta natureza. O I Seminário Internacional de Pesquisa teve como participante Thomas S. Higbee, da Utah State University - Logan, e o segundo, com a vinda de Edmund J. Fantino e Stephanie Stolarz-Fantino, da University of California - San Diego, com financiamentos da Utah State University e da FAPESP, respectivamente. No passado, a University of Kansas, através de Richard Saunders, recebeu Silvia R. de Souza (1996, UEL), Silvia A. Fornazari (1998, UEL), Eliana A. C. Araújo (1998, pós-doutoranda FAPESP), Veronica Haydu (1998, UEL), Nassim C. Elias (2005, pós-doutorando FAPESP), Ana Carolina Sella (2008, Universidade Federal da Grande Dourados). A University of California, San Diego, através de Edmund J. Fantino, e Stephanie Stolarz-Fantino, recebeu Giovana Escobal (2009, bolsista doutorado FAPESP). A University of Manitoba, através de Joseph J. Pear, recebe atualmente Marileide Antunes de Oliveira (bolsista CAPES doutorado, CNPq sanduíche) e a Texas Christian University, através de Anna I. Petursdottir, recebe atualmente Jonas Fernandes Gamba (bolsa CAPES doutorado, CNPq sanduíche) ambos para estágio de pesquisa de 12 meses. A California State University - Sacramento, através de Caio Miguel, recebeu Daniela Mendonça Ribeiro (2009, doutoranda, bolsista CAPES, CNPq sanduíche). Uma relação dos produtos principais derivados das várias parcerias internacionais encontra-se no Anexo I. O presente projeto visa solicitar recursos para dar continuidade ao projeto de inserção internacional e de colaboração em pesquisa com a vinda de Caio Miguel, Ph.D., para o III Seminário Internacional do Lahmiei para, especificamente, participar de atividades relacionadas à linha de pesquisa "Comportamento Verbal". O convite ao referido professor justifica-se, em primeiro lugar, pelos trabalhos recentes do Prof. Miguel sobre o assunto; e pelo número de trabalhos em andamento no Lahmiei que também tratam do mesmo assunto. Uma relação dos projetos de pesquisa nos quais o pesquisador visitante participará como colaborador encontra-se no documento anexo, "Descrição dos Projetos de Pesquisa". Tais pesquisas têm investigado as variáveis envolvidas na aquisição de linguagem sob um ponto de vista analítico-comportamental. Mais especificamente, as pesquisas envolvem a manipulação de condições ambientais na tentativa de facilitar a emergência de novas habilidades verbais em crianças com e sem atraso de desenvolvimento. Estas questões são de interesse teórico no que se refere à identificação dos processos comportamentais os quais embasam a aquisição do comportamento verbal. Adicionalmente, apresentam aplicabilidade prática uma vez que possibilitam o desenvolvimento de procedimentos a serem incorporados por programas de ensino de comportamento verbal em ambientes aplicados. O auxílio solicitado possibilitará a visita do pesquisador visitante para participação nas seguintes atividades: (1) submissão do segundo artigo, redigido em parceria, a periódico internacional; (2) discussão dos resultados e delineamento de novos projetos conduzidos em parceria; (3) assessoria para todos os projetos relacionados à área de interesse desenvolvidos pelos pesquisadores do LAHMIEI; (4) palestras para alunos de graduação e de pós-graduação, assim como para demais interessados, das áreas de Educação Especial e de Psicologia e (5) participação em banca de tese de doutorado de Daniela Mendonça Ribeiro. A visita do pesquisador será divulgada nas páginas do LAHMIEI e da UFSCar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)