Busca avançada
Ano de início
Entree

David Orme Tall | University of Warwick - Inglaterra

Processo: 08/01204-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 11 de maio de 2008 - 17 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Siobhan Victoria Healy
Beneficiário:Siobhan Victoria Healy
Pesquisador visitante: David Orme Tall
Inst. do pesquisador visitante: University of Warwick, Inglaterra
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática  Tecnologia  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

David Tall é uma das mais eminentes figuras da comunidade de Educação Matemática no mundo (e esse fato fica mais que evidente quando consideramos suas qualificações acadêmicas e seu curriculum vitae), e nós tivemos a honra de ter recebido uma resposta afirmativa ao convite que fizemos a ele, o que resultou na solicitação de auxílio para a visita. A visita inclui a participação do Professor em atividades de cinco centros acadêmicos, cada um com docentes com históricos comprovados na área de Educação Matemática. O cronograma de atividades prevê uma variedade de contribuições de naturezas diferentes, incluindo seminários, palestras, participação em projetos de pesquisa e elaboração de artigos. Acreditamos que a visita do Professor Tall acontece particularmente em momentos cruciais para cada uma das instituições, por diferentes razões. Em relação à UNIBAN, o pesquisador está, atualmente, desenvolvendo um quadro teórico para o entendimento dos processos envolvidos no aprendizado da Matemática que, especificamente, tem por objetivo dar subsídios igualmente para os pesquisadores das universidades e para os professores de Matemática em sala de aula. Ele propõe construtos teóricos em uma linguagem apropriada para ambas as comunidades, portanto buscando fundamentar mais diretamente as conexões entre pesquisa e prática. Uma pesquisadora da UNIBAN, Rosana Nogueira de Lima, é um dos membros do time de colaboração no desenvolvimento dessas idéias, bem como de coleta e análise de evidências de base. Na UFRJ, o Programa de Mestrado em Educação Matemática é um curso relativamente novo. O trabalho do Professor Tall influenciou as discussões que levaram ao planejamento do curso, e nós acreditamos que uma visita nesse momento será particularmente beneficial para continuar a consolidação do grupo. Adicionalmente, o 4º Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática acontecerá durante sua visita, e a proposta da visita contempla uma contribuição de uma plenária nesse evento. Em Recife, a visita é planejada para coincidir com a abertura de um novo curso de mestrado na área de Educação Matemática. A contribuição inestimável que o Professor deu em visitas anteriores indica que este estágio de planejamento poderia ser significativamente influenciado por sua presença. Em Belo Horizonte, o plano de trabalho prevê colaborações com duas instituições, e a abertura da Primeira Conferência de Educação Matemática no Ensino Superior. Durante a visita, há também tempo reservado para colaborações com pesquisadores individuais de todas as instituições, para discutir elaboração de projetos e publicações. Destacamos a quantidade e qualidade das publicações que foram resultados de colaborações anteriores com David Tall, tanto em congressos internacionais quanto em periódicos internacionais. Em resumo, os pesquisadores brasileiros consolidaram, durante os anos, um relacionamento extremamente produtivo com o pesquisador, que tem, sem qualquer sombra de dúvidas, um impacto no campo da Educação Matemática nesse país. A proposta para esta visita é feita no espírito de continuar esse relacionamento especial com um dos mais conhecidos pesquisadores em Educação Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)