Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e modelamento dinâmicos da prosódia da fala

Resumo

O projeto propõe o aperfeiçoamento de um modelo de produção/percepção do ritmo da fala fundamentado na Teoria de Sistemas Dinâmicos e implementado em MatLab por um modelo de osciladores acoplados. Para tanto, ataca três frentes relacionadas à constituição do mesmo que visam a esmiuçar a relação entre componentes linguísticos e biomecânicos imbricados na produção/percepção da fala. A primeira frente explora a entrada do modelo e permitirá que a especificação da mesma se dê a partir de informação sintática. Para tanto, contamos desenvolver um módulo de geração automática de acentos frasais (phrase stresses) a partir do acoplamento entre restrições sintáticas e restrições biomecânicas. A segunda frente explora o componente entoacional e possibilitará que o modelo gere automaticamente os valores de frequência fundamental de forma integrada com a duração. Por fim, a terceira frente investiga a relação entre os dois osciladores do modelo a partir da avaliação do desempenho de um sujeito em tarefas de sincronização fala-metrônomo. Todas as fases propõem ampla validação e discussão dos resultados internamente e na comunidade científica nacional e internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA‚ P.I.; OTHERS. From syntax to acoustic duration: a dynamical model of speech rhythm production. SPEECH COMMUNICATION, v. 49, n. 9, p. 725-742, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.