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Privatizar para tornar público: uma análise do discurso sobre a privatização das telecomunicações em jornais

Resumo

Nos anos 90, o Brasil passa por mudanças em seu modelo de desenvolvimento. Neste período, são realizadas as privatizações de empresas estatais, entre elas as de telecomunicações. Consideramos assim que o discurso sobre as privatizações se constitui num lugar relevante para a observação da recente história brasileira. Neste livro, procuramos compreender, com base nos princípios teórico-metodológicos da análise do discurso francesa, o funcionamento do discurso sobre a privatização das empresas de telecomunicações em jornais. Com o objetivo de observar como se estabelecem fronteiras discursivas entre “público” é “privado”, propomos uma análise da normalização “privatização”, que concentra a carga histórica de sinalizar um processo e uma mudança em direção a um outro modelo privado, bem como das diferentes designações “desestatização” e “venda” para o mesmo acontecimento. Analisamos também os deslocamentos na memória constituída entre estatal, público, nação. No discurso da imprensa alimenta-se o imaginário de um passado que produziu efeitos negativos para a sociedade, devendo, portanto, ser rejeitado e negado em sua continuidade. Como consequência, promove-se uma construção imaginária do futuro, em que há benefícios para todos e sem vínculos com o passado, numa prática discursiva que visa instalar a privatização como marco simbólico de um período de prosperidade. (AU)

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