Auxílio à pesquisa 12/50331-0 - Formação de professores, Resolução de conflitos - BV FAPESP
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O estado da arte nas pesquisas sobre mediacao e a autuacao do professor mediador.

Processo: 12/50331-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Maria Falcão de Aragão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Resolução de conflitos  Mediação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Professores | Indisciplina | Mediacao | Resolucao De Conflitos | Teoria Historico Cultural

Resumo

As relações existentes dentro do espaço escolar, assim como qualquer outro tipo de interação entre as pessoas, não podem ser entendidas de uma forma profunda se for ignorado que são relações historicamente construídas e culturalmente localizadas. Dessa forma, a perspectiva histórico-cultural propõe que se enxergue o aluno, o professor e todos os que participam do processo educativo como sujeitos inseridos em um momento histórico, provenientes de um grupo social, de uma classe e de uma cultura, dentro dos quais transformam e são transformados, em uma interação extremamente dinâmica. Para que o ambiente sociomoral cooperativo seja propício à construção da autonomia, faz-se necessário cuidar do convívio escolar, propiciando que os alunos vivenciem situações em que a democracia, o respeito, a cooperação, a justiça, a igualdade e a equidade estejam presentes e que as ações sejam vividas e refletidas. A função de professor-mediador escolar e comunitário foi criada, em março de 2010, como parte do Sistema de Proteção Escolar implantado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para proteger as escolas da rede estadualde fatores de risco e vulnerabilidade e aproximar a comunidade da escola. A pesquisa em tela tem o seguinte objetivo geral: fazer uma análise acerca do "estado da arte" existente sobre a temática da mediação nos textos escritos por Vigotski e pelos autores considerados como pertencentes à Teoria Histórico-Cultural e investigar o que esta Teoria tem publicado sobre indisciplina e resolução de conflitos. Além disso, buscar conhecer e analisar como os professores mediadores têm atuado na solução de conflitos nas escolas. Para a satisfação dos objetivos propostos serão utilizados dois procedimentos: pesquisas sobre o estado da arte e entrevistas semi-estruturadas com os professores mediadores escolares. Os dados serão analisados à luz do Paradigma Indiciário e possibilitarão novas perspectivas para a formação de professores, especialmente sobre o que a Teoria Histórico-Cultural tem produzido na discussão sobre resolução de conflitos e indisciplina, além de permitira construção de novos caminhos para se pensar a formação docente. (AU)

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