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O currículo da Educação Física e a construção de identidades: um estudo das representações dos sujeitos acerca das manifestações corporais e dos seus praticantes

Processo: 12/09158-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Marcos Garcia Neira
Beneficiário:Marcos Garcia Neira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Corpo (educação física)  Educação física escolar  Identidade (psicologia)  Identidade cultural 

Resumo

Exercendo uma influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam que sujeito o projeto educativo hegemônico está formando tendo em vista a atual sociedade, marcada pela desigualdade e pela diversidade cultural. Esse campo teórico advoga que a cultura, permeada pelas relações de poder, concretiza políticas de identidade e influencia definitivamente naquilo que é valorizado, ou não, pelo currículo escolar. Sendo as práticas corporais textos da cultura produzidos pela gestualidade, sua problematização no currículo da Educação Física incita os alunos a assumirem uma determinada posições de sujeito. Advêm daí os objetivos da presente pesquisa: analisar como as questões de identidade e diferença são mobilizadas nas aulas do componente; compreender os processos de significação empreendidos pelos sujeitos com relação às manifestações corporais e a seus praticantes. Com o recurso de uma bricolagem de métodos de pesquisa, pretende-se mergulhar no cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental, entrevistar professores e estudantes, examinar documentos pedagógicos e observar as aulas. A hermenêutica crítica inspirará as interpretações do material recolhido e o seu entretecimento. Suspeitamos que a busca por indícios que permitam inferir como o currículo da Educação Física atua na constituição de identidades poderá contribuir para a elaboração de propostas mais condizentes com o momento em que vivemos. (AU)

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