Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da inibição do ciclo replicativo do vírus da hepatite C por meio de compostos naturais

Processo: 11/11753-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Paula Rahal
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia  Hepatite C  Antivirais  Produtos naturais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antivirais | compostos brasileiros | compostos de origem vegetal | inibição viral | vírus da hepatite C | Virologia

Resumo

A hepatite C é um problema de saúde pública mundial e estima-se que aproximadamente 2% da população mundial esteja infectada pelo vírus da hepatite C (HCV). A infecção crônica pode levar à cirrose hepática e ao carcinoma hepatocelular, e é atualmente a maior indicação de transplante de fígado no mundo ocidental. O tratamento atual consiste na administração de Interferon peguilado combinado com ribavirina e resulta em baixa taxa de resposta virológica sustentada, alto custo de desenvolvimento e graves efeitos colaterais aos individuas tratados. Estes dados demonstram a necessidade do desenvolvimento de novas drogas antivirais, ou combinação de terapias que apresentem maior eficiência no tratamento da hepatite C. Compostos de origem vegetal podem fornecem uma fonte alternativa no desenvolvimento de novas terapêuticas por apresentarem características de alta diversidade química, custo de desenvolvimento reduzido e efeitos colaterais brandos ou inexistentes quando comparado às drogas convencionais. Além disso, o Brasil é constituído de uma flora diversa e compostos extraídos de plantas brasileiras ainda não foram avaliados quanto aos efeitos anti-HCV. Desta forma, este projeto propõe investigar os efeitos destes compostos no ciclo replicativo do HCV e identificar as etapas da infecção viral em que estes compostos possam atuar como agentes antivirais. Para isso, será utilizado um sistema de cultura de células replicativo de HCV transfectado com replicons JFH-1, recentemente desenvolvido, que possibilitará a obtenção de partículas virais infectantes. Este sistema proporcionou avanços no entendimento de aspectos biológicos do HCV e tem possibilitado progressos no desenvolvimento de potencias terapias antivirais futuras. Ensaios de luciferase, westernblotting, citometria de fluxo e titulação viral por PCR em tempo real auxiliarão na obtenção de resultados que serão de grande relevância para métodos de intervenção da infecção por HCV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JARDIM, A. C. G.; IGLOI, Z.; SHIMIZU, J. F.; SANTOS, V. A. F. F. M.; FELIPPE, L. G.; MAZZEU, B. F.; AMAKO, Y.; FURLAN, M.; HARRIS, M.; RAHAL, P.. Natural compounds isolated from Brazilian plants are potent inhibitors of hepatitis C virus replication in vitro. Antiviral Research, v. 115, p. 39-47, . (11/00313-3, 11/11753-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: