Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação das características químicas da atmosfera em diferentes ambientes no estado de São Paulo: estudo da deposição de espécies reativas de nitrogênio

Resumo

A variação da quantidade de nitrogênio reativo presente nos diferentes ambientes terrestres está intimamente ligada às mudanças ambientais, à contaminação de ecossistemas aquáticos e terrestres e à perda de biodiversidade. O entendimento sobre a acumulação de nitrogênio reativo no ambiente depara-se ainda com grandes lacunas e questões como "quanto o aumento da deposição de nitrogênio reativo pode interferir no funcionamento de diferentes ecossistemas" ou "como ocorre a interação e o acoplamento do ciclo do nitrogênio com os outros ciclos tais como o do C, S e P" ainda precisam de resposta. Desta forma a questão científica que se apresenta refere-se à quantificação da concentração e da deposição de espécies químicas de nitrogênio reativo nas formas, inorgânica e orgânica, presentes na atmosfera de algumas regiões do Estado de São Paulo. Esta pesquisa buscará determinar, a partir das medidas de concentração de diferentes espécies químicas, a deposição atmosférica das mesmas, em alguns locais com diferentes ambientes no estado de São Paulo viabilizando a utilização de um sistema de amostragem de baixo custo e com possibilidade de replicar o modelo estabelecido para outras regiões, estendo-se assim a área de observação. Serão determinadas as concentrações em extrato aquoso das seguintes espécies químicas gasosas: NH_3, HNO_3, SO_2, HCl e no aerossol: NH_4^+, NO_3^-, SO_4^(2-), Cl^-, Na^+, Ca^(2+), Mg^(2+) presentes na atmosfera. Com os resultados desta pesquisa, espera-se que possamos contribuir com informações para avaliar a vulnerabilidade regional a eventuais mudanças na deposição de espécies reativas de nitrogênio, decorrentes de sua acumulação e deposição; identificar as possíveis mudanças nos padrões de deposição (caso ocorram) sobre os serviços dos ecossistemas bem como contribuir para o entendimento da conexão entre o componente atmosférico do ciclo do nitrogênio e os ciclos do C e do S, e como essas alterações podem interferir no clima. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, MARIANA DE ALMEIDA; PACHECO, FELIPE SIQUEIRA; DE LEO PALANDI, JALUSA APARECIDA; FORTI, MARIA CRISTINA; CAMPOS, MARIA LUCIA A. M.; OMETTO, JEAN PIERRE H. B.; OLIVEIRA REIS, DAYANE CRISTINA; DE CARVALHO JUNIOR, JOAO ANDRADE. Atmospheric concentrations and dry deposition of reactive nitrogen in the state of Sao Paulo, Brazil. Atmospheric Environment, v. 230, . (18/16554-9, 12/06416-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.