Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de acessos de goiabeira para resistência a pragas e doenças e aptidão comercial para possibilidade de uso em sistema orgânico de produção

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de goiaba, com destaque para o estado de São Paulo. A goiaba é apreciada pelo seu aroma e sabor característico, além do alto valor alimentício. Os objetivos deste projeto são: avaliar o comportamento de acessos de goiaba conduzidos de maneira orgânica, com relação à resistência a pragas e doenças, desenvolvimento vegetativo, produção e características dos frutos; verificar a flutuação populacional de insetos praga na região em estudo. O experimento será desenvolvido na Apta Regional Centro Norte, em Pindorama - SP. Serão avaliados 86 acessos, com 15 anos de idade. Serão realizadas podas de frutificação. O monitoramento de pragas será realizado durante todo o período do experimento. Após as podas, serão avaliados os estádios fenológicos dos acessos de goiabeira, para caracterização dos mesmos. A colheita será realizada manualmente, no estádio "de vez". A produção será calculada pela contagem do número de frutos por planta e pelo seu peso em kg. Nas plantas que não tiveram os frutos ensacados será avaliado o ataque de mosca-das-frutas. Para a avaliação das características físicas dos frutos, serão feitas as seguintes avaliações: massa do fruto; comprimento e largura do fruto; firmeza da polpa; coloração da casca de da polpa; número de sementes. Para a avaliação das características químicas dos frutos, serão realizadas as seguintes avaliações: sólidos solúveis (SS); acidez titulável (AT); pH; ratio; e ácido ascórbico. Será feita a caracterização das doenças pós-colheita dos frutos. Os dados serão analisados por análise de variância, segundo o modelo de blocos casualizados, e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLI, JULIANA ALTAFIN; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI; FISCHER, IVAN HERMAN; BERNARDES SOARES, MARIA BEATRIZ; MELLO MARTINS, ANTONIO LUCIO. CORRELATION AMONG DAMAGES CAUSED BY YELLOW BEETLE, CLIMATOLOGICAL ELEMENTS AND PRODUCTION OF GUAVA ACCESSES GROWN IN ORGANIC SYSTEM. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 39, n. 3, . (12/03807-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.