Busca avançada
Ano de início
Entree

I selem- i seminário de escritas e leituras em educação matemática

Processo: 12/02977-9
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 01 de junho de 2012 - 02 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Adair Mendes Nacarato
Beneficiário:Adair Mendes Nacarato
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática  Práticas pedagógicas  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Curricular | Ensino e aprendizagem matemática | formação docente | Leituras e escritas nas aulas de matemática | Múltiplas linguagens na sala de aula | Praticas pedagogicas | Educação Matemática

Resumo

O I Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática - I SELEM, ao ser criado com o objetivo de se ampliar o espaço de discussões sobre os processos de leitura e escrita nas aulas de matemática e na formação dos professores que ensinam Matemática, foi planejado visando atender a todos os segmentos da educação básica e ensino superior, tanto no campo da pesquisa quanto das práticas. Por se tratar de um primeiro evento independente buscou-se privilegiar os pesquisadores do Estado de São Paulo. A programação constará de uma conferência de abertura, duas mesas redondas, 8 palestras simultâneas e 8 minicursos. A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Arthur Powell, da Rutgers University. As mesas redondas visam atender aos pesquisadores nessa temática. A primeira delas terá como tema "A escrita na formação do professor" e será composta por Antonio Vicente M.Garnica e Guilherme do Val Toledo Prado; a segunda, será composta por professores da escola básica que pesquisam a temática e terá como título: "A escrita na aula de matemática", e contará com a presença das professoras Adriana Ap. Molina Gomes, Cidinéia da Costa Luvison e Juliana Facanali Castro. As palestras simultâneas abrangerão temáticas que envolvem as diferentes linguagens em sala de aula e na formação docente, com ou sem recursos tecnológicos e mediáticos; serão proferidas por pesquisadores cujas investigações se relacionam com as temáticas do evento. Os minicursos visam atender ao público constituído por professores da escola básica e serão ministrados por professores pesquisadores envolvidos com as práticas de leitura e de escrita. Estão previstos também momentos culturais e lançamento de livros. O encerramento do evento contará com uma sessão de síntese e avaliação dos trabalhos apresentados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)