Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para a condução de aulas virtuais síncronas utilizando sistemas de webconferência

Processo: 12/02755-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Silvia Cristina Dotta
Beneficiário:Silvia Cristina Dotta
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Beatriz Stransky Ferreira ; Edson Pinheiro Pimentel ; Juliana Cristina Braga
Bolsa(s) vinculada(s):12/17051-4 - Estratégias para a condução de aulas virtuais síncronas utilizando sistemas de webconferência, BP.TT
12/11249-7 - Estratégias para a condução de aulas virtuais síncronas utilizando sistemas de webconferência, BP.TT
Assunto(s):Educação a distância  Computador no ensino  Plataformas de ensino e aprendizagem  Comunicação digital  Webconferência  Virtualidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambientes virtuais de aprendizagem | aprendizagem dialógica | aulas virtuais síncronas | Comunicação multimodal | Educação a Distância | Webconferência | Educação a Distância

Resumo

A comunicação é uma parte essencial dos processos educativos, e cursos a distância têm procurado implementar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas a fim de intensificar a interação entre professores e alunos. Considerando a importância e dificuldade da comunicação na educação a distância, o objetivo desta pesquisa é investigar os fundamentos teórico-metodológicos para a condução de aulas virtuais síncronas, utilizando um sistema de webconferência. Serão realizadas investigações sobre os potenciais e limites educativos da aprendizagem dialógica, a partir de um aporte teórico sociocultural sobre a aprendizagem e desenvolvimento humanos, a concepção dialógica de Educação e estudos sobre interação verbal. Para tanto, serão realizadas simulações de aulas virtuais por meio de um processo interativo, que permitirá a experimentação de estratégias didáticas, avaliação e reflexão sobre os obstáculos técnicos e pedagógicos de cada aula simulada, e cujos resultados devem levar a reformulação das estratégias, interativamente, até que elas possam ser validadas. A pesquisa será realizada junto à equipe de capacitação de docentes da UAB/UFABC, que já vem conduzindo simulações com o objetivo de atender à demanda de docentes de cursos da pós-graduação a distância. Ao final, pretende-se contribuir com a proposta de estratégias pedagógicas adequadas para a ambientes de webconferência, descrevendo, caracterizando e conceituando: i) uma webconferência e suas categorias, ii) os papéis técnicos e pedagógicos de seus participantes, iii) as diretrizes para o planejamento de uma aula e iv) as diretrizes para um processo de formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)