Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para a condução de aulas virtuais síncronas utilizando sistemas de webconferência

Resumo

A comunicação é uma parte essencial dos processos educativos, e cursos a distância têm procurado implementar ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas a fim de intensificar a interação entre professores e alunos. Considerando a importância e dificuldade da comunicação na educação a distância, o objetivo desta pesquisa é investigar os fundamentos teórico-metodológicos para a condução de aulas virtuais síncronas, utilizando um sistema de webconferência. Serão realizadas investigações sobre os potenciais e limites educativos da aprendizagem dialógica, a partir de um aporte teórico sociocultural sobre a aprendizagem e desenvolvimento humanos, a concepção dialógica de Educação e estudos sobre interação verbal. Para tanto, serão realizadas simulações de aulas virtuais por meio de um processo interativo, que permitirá a experimentação de estratégias didáticas, avaliação e reflexão sobre os obstáculos técnicos e pedagógicos de cada aula simulada, e cujos resultados devem levar a reformulação das estratégias, interativamente, até que elas possam ser validadas. A pesquisa será realizada junto à equipe de capacitação de docentes da UAB/UFABC, que já vem conduzindo simulações com o objetivo de atender à demanda de docentes de cursos da pós-graduação a distância. Ao final, pretende-se contribuir com a proposta de estratégias pedagógicas adequadas para a ambientes de webconferência, descrevendo, caracterizando e conceituando: i) uma webconferência e suas categorias, ii) os papéis técnicos e pedagógicos de seus participantes, iii) as diretrizes para o planejamento de uma aula e iv) as diretrizes para um processo de formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)