Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencialidades e alcances do monitoramento como ferramenta de gestão na saúde

Processo: 11/11242-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Beneficiário:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Sylvia Christina de Andrade Grimm
Assunto(s):Avaliação em saúde  Atenção à saúde  Indicadores de qualidade em assistência à saúde  Monitoramento epidemiológico 

Resumo

A avaliação é um componente importante da responsabilidade dos serviços de saúde. A efetividade dos serviços e a equidade em sua prestação são cruciais na atenção à saúde e mostra-se como grande desafio frente à dificuldade de uma avaliação efetiva desta atenção pela demora no impacto nos indicadores epidemiológicos clássicos. No Brasil, a construção bem como as mudanças nos mais de vinte anos do Sistema Único de Saúde (SUS) tem demandado um crescente interesse em avaliação. Cada vez mais as incertezas entre a complexidade deste sistema e as intervenções necessárias para atender os seus preceitos e as necessidades da população precisam de respostas ágeis e efetivas. O monitoramento é uma forma de apoio à avaliação trazendo agilidade nas respostas, porém é nítido o quanto a discussão sobre monitoramento é mais recente e ainda não estabelecida por alguns autores. O monitoramento por meio de indicadores é uma estratégia ágil de acompanhar a tendência de determinadas ações possibilitando assim a emissão de juízo de valor e tomada de decisão com rapidez. A proposta deste estudo considera o Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo como ponto de partida para pesquisar sobre as potencialidades do monitoramento em uma gestão. Uma pesquisa de métodos mistos é a opção metodológica para este trabalho que buscará aprofundar o marco referencial teórico sobre monitoramento, descrever e analisar criticamente as bases teóricas da construção do Painel de Monitoramento SMS-SP e realizar um estudo de caso em uma supervisão de saúde no município de São Paulo sobre a rotina local na utilização do Painel de Monitoramento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SYLVIA CHRISTINA DE ANDRADE GRIMM; OSWALDO YOSHIMI TANAKA. Painel de Monitoramento Municipal: bases para a construção de um instrumento de gestão dos serviços de saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 25, n. 3, p. 585-594, Set. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.