Auxílio à pesquisa 11/17094-2 - Bebidas, Vinho - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de compostos voláteis em alimentos: reativação de uma linha de pesquisa

Processo: 11/17094-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Helena Teixeira Godoy
Beneficiário:Helena Teixeira Godoy
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bebidas  Vinho  Aromatizantes  Compostos voláteis  Pimenta  Capsicum 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aroma | Cg-Ms | pimentas | Spme | Vinhos | voláteis | Análise de Alimentos

Resumo

O aroma é formado por um grande número de compostos químicos com baixo ponto de ebulição e consequentemente, voláteis e detectáveis pelo nariz humano. Esses compostos pertencentes a grupos químicos heterogêneos, e determinam a aceitabilidade e identificação de qualquer produto alimentício. Em pimentas do gênero Capsicum atualmente as pesquisas acerca dos compostos de aroma estão sendo utilizadas como um importante parâmetro para a qualidade. Em vinhos, a composição aromática está relacionada à sua identidade varietal e geográfica, contribuindo para o estabelecimento da qualidade e caracterização de vinhos produzidos nas diferentes regiões e países. Este projeto tem como objetivo a caracterização da composição da fração volátil de frutos de Capsicum chinense (morfotipos IAC 1638 e IAC 1642), de vinhos Chardonnay produzidos em diferentes regiões brasileiras, além de verificar a influencia do manejo agronômico na composição volátil de uvas e vinhos Cabernet Sauvignon produzidos no Estado de São Paulo. Para a determinação de compostos voláteis, a técnica utilizada é a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/MS), visando uma detecção quanti e qualitativa dos compostos de aroma. Apesar da importância, estudos sobre a composição de voláteis de frutos e vinhos brasileiros ainda são escassos, sendo evidente a necessidade de pesquisas que visem relacionar a composição aromática à sua identidade, origem geográfica, grau de maturação entre outros fatores, fornecendo subsídios científicos para o conhecimento e melhoria da qualidade em termos de produção e aceitação pelo mercado consumidor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SGANZERLA, MARLA; COUTINHO, JANCLEI PEREIRA; TAVARES DE MELO, ARLETE MARCHI; GODOY, HELENA TEIXEIRA. Fast method for capsaicinoids analysis from Capsicum chinense fruits. Food Research International, v. 64, p. 718-725, . (11/15431-1, 10/19863-0, 11/17094-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: