Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência da Síndrome do Túnel do Carpo na gravidez

Processo: 11/23570-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Adriano Dias
Beneficiário:Adriano Dias
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças do sistema nervoso periférico  Síndrome do túnel carpal  Gravidez 

Resumo

A gravidez é um período marcado por mudanças e adaptações no organismo da mulher, como hormonais, cardiovasculares, musculoesqueléticas, entre outras. Entre as alterações musculoesqueléticas destacam-se as dores na coluna lombar, quadril e região púbica, frouxidão ligamentar e síndrome do túnel do carpo (STC). A STC é a segunda complicação musculoesquelética mais comum apresentada durante a gravidez, ficando atrás apenas das dores na região lombar. Este é um fator preocupante visto que as mãos são órgãos de extrema importância nas nossas atividades de vida diária, principalmente nesta fase de gestação e após o parto em que a mulher necessitará do uso das mãos para os cuidados com o seu bebê como carregá-lo, segurá-lo durante a amamentação, enfim, suprir plenamente todos os cuidados e necessidades do seu filho. Objetivos: - Estimar a prevalência de STC na gestação em parturientes e puérperas do município de Botucatu - SP, avaliar fatores associados à ocorrência da STC na gestação e validar o diagnóstico clínico de STC, comparando-o com o diagnóstico obtido pela ultrassonografia diagnóstica. Método: O estudo, de caráter transversal e de base populacional, será realizado nas duas maternidades hospitalares em funcionamento no município de Botucatu, responsáveis por todos os partos do município: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB-UNESP), e Hospital Misericórdia Botucatuense (HMB). O projeto e o protocolo de execução foram submetidos e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu. Será utilizado um protocolo de avaliação onde constarão os dados gerais da paciente, informações importantes para a pesquisa (idade da mãe, idade gestacional, número de gestações, ganho de peso durante a gestação, queixas de desconfortos musculoesqueléticos e/ou outras complicações) aplicação dos testes de Tinnel, Phalen, e avaliação da sensibilidade, além da aplicação do Questionário de Boston que avalia a severidade dos sintomas e o estado funcional dos pacientes com síndrome do túnel do carpo. As gestantes que apresentarem algum sintoma clínico de STC serão encaminhadas para a realização de ultrassonografia diagnóstica, para confirmação dos achados clínicos. Resultados Esperados: Acredita-se que os resultados obtidos neste projeto auxiliem na melhora do conhecimento acerca da STC ocorrida durante a gestação e que através dele possamos ajudar na melhora da qualidade de vida destas gestantes. Queremos, portanto propor a inclusão de testes diagnósticos na rotina dos exames das gestantes para podermos atuar na prevenção e tratamento o mais precoce possível desta patologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS DE OLIVEIRA, GLADYS ALEXANDRA; BERNARDES, JOAO MARCOS; SANTOS, ELISIANE DE SOUZA; DIAS, ADRIANO. Carpal tunnel syndrome during the third trimester of pregnancy: prevalence and risk factors. ARCHIVES OF GYNECOLOGY AND OBSTETRICS, v. 300, n. 3, p. 623-631, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.