Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação de construto da Management of Agression and Violence Attitude Scale: versão brasileira (MAVAS-BR)

Resumo

Atualmente estima-se que as emergências psiquiátricas constituam cerca de 10 % de todos os atendimentos realizados em prontos socorros gerais e psiquiátricos, esses quadros exigem medidas imediatas em seu manejo para evitar desfechos catastróficos. O termo emergência psiquiátrica aplica-se a qualquer perturbação dos sentimentos, comportamento e ações que não são possíveis de serem manejadas de maneira rápida e adequada pelos serviços de saúde, sociais ou judiciários existentes na comunidade e manifestam-se geralmente por agitação e comportamento agressivo ou violento, tratam-se de situações clínicas emergentes de foro psiquiátrico e que requererem intervenção psiquiátrica imediata. Tendo em vista a escassez de estudos relacionados ao manejo e habilidades com o comportamento agressivo pelos profissionais de enfermagem, considerando a escassez de estudos brasileiros sobre a temática e considerando que não estão disponíveis no mercado instrumentos em língua portuguesa capazes de mensurar as atitudes de enfermeiros frente o comportamento agressivo e seu manejo esse estudo objetiva realizar a validação de construto da escala Management of Aggression and Violence Attitude Scale (MAVAS) para uso no Brasil. A MAVAS é uma escala do tipo likert, com alternativas de um (discordo totalmente) a cinco (concordo totalmente), possui 4 fatores estruturantes para o instrumento distribuídos nos total de 27 itens, representados pela perspectiva interacional ou situacional (sentenças de número 2, 3, 6, 20, 23), perspectiva externa da violência e agressividade do paciente (sentenças de número 1, 16 e 27), perspectiva biológica da agressividade e violência do paciente (sentenças de número 4, 5, 7, 9, 14) e visões sobre manejo da agressividade e violência do paciente (sentenças de número 8, 10-13, 15, 17-19, 21, 22, 24-26). Trata-se portanto, de um estudo quantitativo, experimental onde a escala MAVAS -BR será aplicada em 140 enfermeiros dos serviços de internações e de urgência e emergência psiquiátrica públicos do município de São Paulo visando verificar as atitudes de enfermeiros frente ao comportamento agressivo e seu manejo, o que em última análise irá subsidiar futuras pesquisas nessa área tão carente de investigações no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIVANE DE VARGAS; MARGARITA ANTÔNIA VILLAR LUIS; JANAINA SOARES; MARCOS HIRATA SOARES. Reliability and validity of the Management of Aggression and Violence Attitude Scale (MAVAS-BR) for use in Brazil. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 42, n. 6, p. -, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.