Busca avançada
Ano de início
Entree

Consequências da presença de periodontite induzida por ligadura em ratos sobre a pressão arterial e a resposta vasomotora in vitro

Processo: 11/17800-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2011 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marcelo Nicolas Muscara
Beneficiário:Marcelo Nicolas Muscara
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontite 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aorta | artéria mesentérica | ligadura | Periodontite | rato | Periodontite experimental

Resumo

A inflamação é uma resposta adaptativa desencadeada por estímulos nocivos tais como infecções e dano tecidual que visa restaurar a homeostase. A destruição crônica do aparato de ligação periodontal devido a uma intensa resposta inflamatória a bactérias leva a um quadro clínico conhecido como doença periodontal. A inflamação periodontal geralmente causa úlceras superficiais no sulco gengival, onde capilares sanguíneos são expostos a bactérias. Patógenos periodontais podem ser translocados e liberados do sulco gengival à circulação sanguínea e assim apresentar efeitos periféricos. A bolsa periodontal também é importante reservatório de mediadores inflamatórios, que podem atingir a circulação sanguínea. Dessa forma, a periodontite pode apresentar efeitos em órgãos e regiões distantes da sua localização inicial. De fato, a relação entre doença periodontal e miocardite bacteriana em humanos foi a primeira evidência neste sentido, e a seguir, estudos adicionais passaram a documentar também a relação entre doença periodontal e disfunção endotelial, reversível pelo tratamento odontológico. Entretanto, os mecanismos e os mediadores farmacológicos envolvidos que sustentam esta correlação entre presença de periodontite e alterações vasculares não estão definidos; neste sentido, o uso de modelos animais da doença é o melhor meio para aprofundar nesta questão. No nosso laboratório estamos atualmente estudando a resposta vasomotora in vitro de anéis de aorta preparados do tecido isolado de ratos com periodontite induzida por ligadura, e os resultados preliminares mostram que a presença de periodontite provoca aumento significativo da resposta contrátil destes anéis à norepinefrina, quando comparada com a resposta dos vasos provenientes dos animais controle (Sham). Assim, considerando a importância dos efeitos da doença periodontal em órgãos à distância, em particular os cardiovasculares mencionados acima, o presente projeto objetiva avaliar a influência da periodontite induzida por ligadura em ratos sobre a pressão arterial e a reatividade vascular "in vitro" de vasos de condutância (aorta), assim como de resistência (artéria mesentérica). Tentar-se-á, ainda, caracterizar os mediadores envolvidos, com especial ênfase nos produtos derivados das diversas isoformas das enzimas ciclooxigenase (COX) e óxido nítrico sintase (NOS) em vista dos resultados obtidos em trabalhos anteriores quanto aos efeitos benéficos dos inibidores de COX (antiinflamatórios não esteroidais) ou NOS (em particular, da iNOS) sobre a perda óssea alveolar secundária à periodontite. Contudo, a participação de outros mediadores farmacológicos deverá também ser abordada, na dependência dos resultados que venham ser obtidos nos experimentos de reatividade vascular in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERRERA, BRUNO S.; BASTOS, ALLINY S.; COIMBRA, LEILA S.; TEIXEIRA, SIMONE A.; ROSSA, JR., CARLOS; VAN DYKE, THOMAS E.; MUSCARA, MARCELO N.; SPOLIDORIO, LUIS C.. Peripheral Blood Mononuclear Phagocytes From Patients With Chronic Periodontitis Are Primed for Osteoclast Formation. Journal of Periodontology, v. 85, n. 4, p. E72-E81, . (11/17800-4, 08/02893-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.