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Alegoria moderna: consciência histórica e figuração do passado na crítica literária de Sérgio Buarque de Holanda

Processo: 11/51033-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Raquel Glezer
Beneficiário:Raquel Glezer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria da história  Teoria literária  Literatura brasileira  Consciência  Historiografia  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia Historica | Histografia Brasileira | Teoria Da Historia | Teoria Literaria

Resumo

O livro trata da obra de Sérgio Buarque de Holanda como crítico literário e historiador da literatura, com ênfase em três momentos de seu percurso intelectual. O primeiro é o de sua crítica literária profissional publicada nos rodapés de jornais brasileiros, concentrada na década de 1940 e início da década de 1950. No segundo, procura-se analisar sua história da literatura brasileira, publicada postumamente sob o título de capítulos de “Literatura Colonial”. Parte da escrita da obra deu-se no período em que o historiador viveu na Itália (1952-1954), sendo a experiência fundamental na produção do livro, seja pela incorporação de debates do panorama intelectual de época, seja pela introdução de fontes pouco conhecidas na interpretação da literatura brasileira. Por fim, analisa-se a unidade da produção do autor no período, que representa uma evolução de seu pensamento desde o livro “Raízes do Brasil”, com enfoque no entrelaçamento entre capítulos de “Literatura Colonial e Visão do Paraíso”, na medida em que comporiam o projeto mais amplo da “A Era do Barroco no Brasil”, obra que nunca chegou a concretizar. De um modo geral, se poderá observar que a crítica literária cumpriu um papel indispensável no desenvolvimento de um estilo peculiar de interpretação da história brasileira capaz de compreender a consciência histórica dos agentes, em diversos níveis, da conjuntura ao quotidiano mais prosaico dos homens comuns. (AU)

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