Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da obesidade na progressão e severidade da doença periodontal experimentalmente induzida em ratas: avaliação histomorfométrica e imunohistoquímica

Processo: 11/08053-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2011 - 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Elizangela Partata Zuza
Beneficiário:Elizangela Partata Zuza
Instituição Sede: Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Fundação Educacional de Barretos (FEBA). Barretos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Juliana Rico Pires ; Letícia Helena Theodoro ; Valdir Gouveia Garcia
Assunto(s):Doenças periodontais  Perda do osso alveolar  Obesidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenças Periodontais | obesidade | perda óssea alveolar | Periodontia

Resumo

Diversos estudos têm verificado uma associação entre o aumento de peso corporal e o aumento da severidade da doença periodontal, por mecanismos ainda não muito bem esclarecidos. O objetivo deste estudo é avaliar a influência da condição de obesidade sobre a severidade da doença periodontal em ratos obesos com periodontite experimental. Serão utilizadas 48 ratas Wistar, que serão aleatoriamente distribuídos em 2 grupos de 24 animais cada um: grupo I (controle) - animais sistemicamente saudáveis; grupo II (teste) - animais com obesidade induzida. A obesidade será induzida por um período de aproximadamente 120 dias com uso de dieta hipercalórica e, em seguida, será realizada a indução da periodontite por ligadura, sendo considerado como baseline. A doença periodontal será induzida nos primeiros molares inferiores esquerdos, permanecendo os contra-laterais como controles. Os períodos de sacrifício serão de 7, 15 e 30 dias após o baseline, sendo as mandíbulas removidas para processamento laboratorial. Serão realizados cortes histológicos para análise das características teciduais e análise histométrica da perda óssea na região de furca, além de análises imunoistoquímicas com o uso de imunomarcadores do metabolismo ósseo para a identificação da enzima fosfatase ácida tartrato resistente (TRAP), do ligante do receptor do ativador do fator nuclear kappa beta (RANKL) e da osteoprotegerina (OPG). As análises estatísticas serão realizadas considerando-se os diferentes grupos e períodos pelo teste ANOVA e a diferença estatística será considerada significante quando p < 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUZA, ELIZANGELA PARTATA; GARCIA, VALDIR GOUVEIA; THEODORO, LETICIA HELENA; ERVOLINO, EDILSON; VELOSO FAVERO, LUIZ FERNANDO; LONGO, MARIELLEN; RIBEIRO, FERNANDO SALIMON; MARTINS, ALEX TADEU; SPOLIDORIO, LUIS CARLOS; SAMPAIO ZUANON, JOSE ANTONIO; et al. Influence of obesity on experimental periodontitis in rats: histopathological, histometric and immunohistochemical study. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 22, n. 3, p. 1197-1208, . (11/08053-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: