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Arquitetura, identidade nacional e projetos políticos na ditadura varguista: as escolas práticas de agricultura do estado de São Paulo

Processo: 11/51169-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Lucia Duarte Lanna
Beneficiário:Ana Lucia Duarte Lanna
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional  Arquitetura neocolonial  Estado Novo (1937-1945)  Nacionalismo  Autoritarismo (sistemas de governo)  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Neocolonial | Campo Profissional | Escolas Agricolas | Estado Novo | Fernando Costa | Identidade Nacional

Resumo

A publicação, resultado de dissertação de mestrado financiado pela FAPESP, aborda os processos de idealização, concepção do projeto e implantação das Escolas Práticas de Agriculturas do Estado de São Paulo erigidas pelo interventor Fernando Costa, entre 1942 e 1945 procurando identificar, a partir de sua arquitetura, o entrecruzamento de projetos políticos diversos. Entre 1937 e 1945 o Brasil viveu o governo ditatorial do Estado Novo, cuja ideologia de progresso e engrandecimento nacional aparece fortemente caracterizada pelos paradigmas do nacionalismo, a defesa da soberania nacional, a modernização das instituições e a industrialização dos processos de produção, mas, principalmente, pela crença no Estado como mediador das tensões. Neste processo, marcado pela transformação do imaginário coletivo num instrumento regulador do cotidiano, a construção de uma identidade nacional unificadora, que acomodasse as diferenças, tornou-se um mecanismo central de poder. Além disso, pode-se dizer que, no mesmo período, culminou o longo processo de construção de um campo profissional autônomo para a arquitetura. Neste contexto, arquitetura e Estado estabeleceram, especialmente durante estes anos de governo ditatorial, uma relação bastante particular, abordada na publicação sobretudo através do projeto de implantação das referidas escolas executado no âmbito de órgãos públicos estaduais e do discurso ideológico que assume para tanto. (AU)

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