Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administração de um agente anti-angiogênico, malato de sunitinib (Sutent), no modelo de ablação renal de 5/6 (Nx)

Processo: 11/10943-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2011 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Clarice Kazue Fujihara
Beneficiário:Clarice Kazue Fujihara
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Denise Maria Avancini Costa Malheiros ; Roberto Zatz
Assunto(s):Nefrologia  Nefropatias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ablação renal de 5 | angiogenese | esclerose glomerular | inflamação renal | nefropatia progressiva | Vegf | 6 | Nefrologia

Resumo

O papel da neoangiogênese na patogênese da doença renal crônica (DRC) é obscuro e constitui atualmente objeto de controvérsia. Há evidências de que a formação de neovasos (neoangiogênese) exerce um efeito benéfico na DRC, atuando como parte do processo de restauro e reorganização do tecido lesado. Outros achados experimentais, no entanto, indicam que a neoangiogênese pode participar da própria patogênese da DRC, ajudando a suprir o tecido lesado de células inflamatórias tipicamente trazidas pela circulação, como monócitos/macrófagos e linfócitos, ampliando e consolidando dessa maneira o conjunto de eventos que culmina com a progressiva fibrose do parênquima renal. O VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor) é o principal fator de estímulo à neoangiogênese, promovendo a proliferação de células endoteliais através da ativação de receptores específicos com atividade tirosina-quinase, o principal dos quais é o VEGFR2. Inibidores do VEGF, atuando sobre a própria molécula ou sobre seus receptores, têm sido utilizados no tratamento de alguns tumores sólidos, na tentativa de deter seu crescimento através da limitação de seu suprimento sanguíneo. Por analogia, é de se esperar um efeito benéfico dessas drogas na DRC, caso a formação de neovasos tenha realmente um papel patogênico nesse contexto.O objetivo do estudo proposto é o de investigar o efeito de um inibidor da ação tirosina-quinase dos receptores 1 e 2 do VEGF, o Sutent , sobre a progressão da lesão renal em ratos submetidos à ablação renal de 5/6 (Nx), um dos modelos experimentais de DRC mais frequentemente utilizados. Trabalharemos com a hipótese de que o uso do Sutent devido à sua ação anti-angiogênica, deve exercer um efeito renoprotetor, atenuando a progressão da lesão renal, em especial a inflamação e a fibrose do interstício renal, fortemente dependentes da provisão de células inflamatórias trazidas com o fluxo sanguíneo. É possível, no entanto, que esse efeito benéfico seja em parte contrabalançado por uma ação tóxica da droga sobre células endoteliais, observada em pacientes que a receberam para o tratamento de neoplasias. Alguns resultados preliminares sugerem que esses efeitos contraditórios possam realmente ocorrer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, FLAVIA G.; KURIKI, PATRICIA SEMEDO; FUJIHARA, CLARICE K.; FANELLI, CAMILLA; ARIAS, SIMONE C. A.; MALHEIROS, DENISE M. A. C.; CAMARA, NIELS O. S.; ZATZ, ROBERTO. Chronic VEGF Blockade Worsens Glomerular Injury in the Remnant Kidney Model. PLoS One, v. 7, n. 6, . (11/10943-4)
OKABE, CRISTIENE; BORGES, RAQUEL LERNER; DE ALMEIDA, DANILO CANDIDO; FANELLI, CAMILLA; BARLETTE, GRASIELA PEDREIRA; MACHADO, FLAVIA GOMES; ALARCON ARIAS, SIMONE COSTA; AVANCINI COSTA MALHEIROS, DENISE MARIA; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; ZATZ, ROBERTO; et al. NF-kappa B activation mediates crystal translocation and interstitial inflammation in adenine overload nephropathy. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY-RENAL PHYSIOLOGY, v. 305, n. 2, p. F155-F163, . (12/08775-9, 11/10943-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.