Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória, narrativa e a dimensão discursiva da experiência escolar

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa a articulação da reflexão sobre memória e narrativa, com questões de educação e desenvolvimento, a partir da abordagem histórico-cultural e da perspectiva discursiva e enunciativa. Em nossos estudos, assumimos o discurso e a educação enquanto práticas sociais fundamentais na constituição do psiquismo humano, considerando as condições dessas práticas, buscando apreender modos de participação dos sujeitos na construção coletiva do conhecimento. O trabalho de campo é baseado nas abordagens etnográfica, etnossociológica e nos princípios teórico-metodológicos propostos por Vigotski. Pretendemos enfocar especificamente memórias, narrativas, histórias e experiências de sujeitos que compartilham um espaço escolar (professores, alunos, equipe administrativa e pedagógica, funcionários, pais, outras pessoas da comunidade), numa reflexão sobre o processo de produção de narrativas e sua dimensão dialógica, sobre as práticas sociais na instituição escolar, tentando apreender nos relatos elementos constitutivos próprios de uma memória coletiva e discursiva. No processo de análise, com a contribuição teórico-metodológica da análise francesa de análise do discurso, serão considerados os modos de participação dos sujeitos na instituição escolar e como esta marca esses sujeitos, na construção coletiva e conflituosa da memória, da história. A pesquisa será desenvolvida em uma escola pública do Município de São Paulo, articulada a um projeto de extensão e a uma proposta de intervenção, buscando o estabelecimento de um espaço de interlocução entre os sujeitos envolvidos direta ou indiretamente com a instituição escolar, para que se repensem práticas, relações e o papel da escola na comunidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)