Busca avançada
Ano de início
Entree

XIV Coloquio Brasileiro de Dinâmica Orbital

Processo: 08/05020-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 17 de novembro de 2008 - 21 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
Pesquisador responsável:Silvia Maria Giuliatti Winter
Beneficiário:Silvia Maria Giuliatti Winter
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Site do evento:http://www.feg.unesp.br/cbdo/
Tipo de evento: Colóquio
Instituição promotora: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Faculdade de Engenharia
Abrangência geográfica: Nacional
Objetivo: Congregar pesquisadores que trabalham na área de dinâmica orbital, envolvendo físicos, matemáticos e engenheiros cujos trabalhos utilizam técnicas similares nas áreas de astronomia dinâmica, dinâmica espacial e controle, satélites artificiais, mecânica celeste, ciências planetárias, sistemas dinâmicos e caos.
Assunto(s):Sistemas dinâmicos  Dinâmica orbital  Mecânica celeste  Satélites artificiais 

Resumo

A programação do CBDO2008 consta de 2 mini-cursos, 5 palestras convidadas, apresentações orais de 16 trabalhos e aproximadamente 100 apresentações em forma de pôsteres, além de uma mesa redonda sobre o tema "Programa de Satélites no PNAE". Após a comissão organizadora ter realizado um levantamento dos tópicos de interesse da comunidade esses dois mini-cursos e as cinco palestras foram selecionadas. O mini-curso intitulado "Stellar occultations by tenuous atmosphere" apresentará os seguintes tópicos: métodos e experimentos científicos e perspectivas futuras incluindo ocultações estelares por objetos Trans-netunianos e seus satélites; e o mini-curso "The Earth orbiting space debris" abordará os seguintes tópicos: como os debris são observados e detectados, a dinâmica que governa esses objetos, os métodos utilizados para analisar a probabilidade de colisões entre debris e satélites artificiais e os métodos desenvolvidos para estudar a sua evolução e possíveis estratégias capazes de controlá-los ou reduzir o risco de colisão.Em relação às palestras os temas abordados serão: 1) "Astrometric issues related to stellar occultations by Pluto and its Satellites", 2) "Some topics on formation flying", 3) "On ring systems around a central body", 4) "Planetary Migration in Gaseous Protoplanetary Disks" e 5) "Long term evolution of the collision risk for MEO spacecraft" .A Mesa Redonda, com a participação do Dr. Thyrso Villela, diretor da área de satélites da AEB - Agência Espacial Brasileira, e outros representantes da AEB, terá como tema o "Programa de Satélites no Programa Nacional de Atividades Espaciais-PNAE".Os trabalhos com apresentação oral serão aqueles trabalhos concluídos ou em fase final de conclusão, enquanto os trabalhos em fase preliminar, com resultados parciais, serão apresentados na forma de poster. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)