Auxílio à pesquisa 09/07209-7 - Ensino e aprendizagem, Teoria histórico-cultural - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

8ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília "Escola, subjetividade e humanização"

Processo: 09/07209-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vandeí Pinto da Silva
Beneficiário:Vandeí Pinto da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Teoria histórico-cultural  Formação de professores  Filosofia da educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino e aprendizagem | Escola e sociedade | Formação da subjetividade | formação de professores | Processo de humanização | Teoria Histórico-Cultural | Filosofia da Educação

Resumo

A VIII Jornadas do Núcleo de Ensino, com o tema "Escola, subjetividade e humanização", objetiva possibilitar aos participantes aprofundar seus conhecimentos acerca de dois importantes conceitos da Teoria Histórico-Cultural, a saber, subjetividade e humanização, tomados em um locus específico: a escola. Tem-se como pressuposto que a escola é o espaço privilegiado para a socialização do saber historicamente elaborado, por meio do qual o aluno se insere em um processo de apropriação e de objetivação desse saber, e, deste modo, humaniza-se e constrói sua subjetividade. Assim, a escola, como instituição especializada no processo sistemático de educação, na perspectiva Histórico-Cultural, pressupõe um trabalho que, adequadamente organizado e desenvolvido, pode ser posto a serviço da transformação dos alunos, dos próprios educadores e da transformação social.A partir de seu tema central, esta Jornada organiza-se de modo a pôr em discussão os seguintes subtemas: "Processo de humanização e formação da subjetividade: sociedade e escola"; "Produção da subjetividade na escola"; "Para uma escola humanizada/humanizadora: dificuldades presentes e possibilidades futuras"; "Formação de professores e a escola atual: crise de identidades?"; "Humanização e subjetividade - projetos e experiências"; "Escola, subjetividade e humanização: sínteses e perspectivas". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)