Busca avançada
Ano de início
Entree

Ondas e instabilidades em plasmas do vento solar, com grãos de poeira eletricamente carregados

Resumo

É amplamente aceito que processos físicos fundamentais dos plasmas, operando nas mais diversas escalas espaciais e temporais (ondas e instabilidades, re-conexão magnética, turbulência, entre outros), possuem um papel fundamental no aquecimento coronal e aceleração do vento solar. Em adições a esse fato observações feitas por diferentes sondas espaciais garantem a existência de grãos de poeira no meio interplanetário [1]. A presença da componente de poeira no plasma é responsável por grandes alterações nas propriedades estruturais do mesmo como pode ser comprovado através de trabalhos teóricos [2] e experimentais [3] na área dos plasmas empoeirados (dusty plasmas). A pergunta que surge então é: de que forma as alterações provocadas no plasma pela presença de partículas de poeira eletricamente carregadas se refletem no comportamento do vento solar? Dentro deste contexto, é proposto o presente projeto que visa o estudo das peculiaridades da propagação de ondas e suas instabilidades em plasmas do vento solar na presença de partículas de poeira eletricamente carregadas. Em particular serão analisadas as ondas de Alfvén e Alfvén cinéticas e as instabilidades de fire hose em um plasma empoeirado com anisotropia de temperatura, feitas aplicações destas ao vento solar e comparação dos resultados obtidos com os dados observacionais disponibilizados pelas diferentes sondas espaciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAELZER, R.; DE JULI, M. C.; ZIEBELL, L. F.. Effect of superthermal electrons on Alfven wave propagation in the dusty plasmas of solar and stellar winds. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH, v. 115, . (05/60160-5)
DE JULI, M. C.; SCHNEIDER, R. S.; ZIEBELL, L. F.; GAELZER, R.. Effects of dust charge variation on electrostatic waves in dusty plasmas with temperature anisotropy. Brazilian Journal of Physics, v. 39, n. 1, p. 112-133, . (05/60160-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.