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Influência do condicionamento higrotérmico nas propriedades mecânicas de compósitos com aplicações aeronáuticas

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos estruturais, tais como os híbridos e termoplásticos tem como uma de suas finalidades formar um conjunto de materiais que combine elevados valores de resistência mecânica e rigidez e baixa massa específica. Especificamente nos compósitos híbridos metal fibra (CHMF), o incremento nessas propriedades os torna particularmente atrativos como substituintes das ligas metálicas e dos compósitos termorrígidos convencionais, quando utilizados isoladamente em aplicações aeroespaciais. Tanto os compósitos termoplásticos quanto os híbridos têm mostrado um excelente potencial em aplicações aeroespaciais, devido às suas excelentes propriedades mecânicas como resistências à fratura, à fadiga, à tração e à compressão, bem como sua resistência à corrosão e à propagação de chamas. Hoje, empresas como a Boeing, Bombadier, Focker, Aerospatiale, e instituições de pesquisa como a NASA e a Delft (Holanda), já estão trabalhando com estes materiais em suas aeronaves, com reconhecidas vantagens em termos de ganho de peso e aumento de desempenho. Em sendo assim, a indústria aeronáutica nacional também tem mostrado muito interesse em dominar a aplicação desses materiais em suas aeronaves e, para isso, necessita realizar um estudo sistemático de nacionalização e caracterização dos compósitos termoplásticos e CHMF, em função da infraestrutura disponível, e conhecer os comportamentos mecânico, térmico e físico-químico destes compósitos em diferentes condições ambientais. Em função da existência desse ambiente favorável, assim como da necessidade de nuclear a área de materiais compósitos e poliméricos junto ao recém criado curso de Engenharia de Materiais da UNESP de Guaratinguetá, está sendo proposto este projeto de pesquisa, que objetiva o desenvolvimento tecnológico destes compósitos e o levantamento de suas propriedades mecânicas (resistências à fadiga, ao cisalhamento e à flexão) em condições secas e úmidas, apoiando o domínio da sua aplicação gerenciada em aeronaves nacionais. Este desenvolvimento será conduzido pela utilização de compósitos poliméricos e ligas de alumínio 2024, com o apoio da EMBRAER em termos de disponibilização de matérias-primas e das infraestruturas de processamento e caracterização e do Instituto de Aeronáutica e Espaço/CT A, dando continuidade ao projeto de pós-doutoramento FAPESP n° 02/01288-3. (AU)

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(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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