Busca avançada
Ano de início
Entree

Esforço reprodutivo dos caranguejos grapsideos Sesarma rectum Randall, 1840 e Aratus pisonii (H. Milne Edwards, 1837) (Crustacea, Brachyura Sesarminae) na região de Ubatuba, SP

Resumo

Caranguejos grapsídeos são bastante comuns em manguezais onde apresentam importante papel na troca de energia entre o ambiente estuarino e marinho, contribuindo de forma significativa na produtividade secundária costeira. O objetivo deste trabalho é verificar se existe variação sazonal no esforço reprodutivo dos caranguejos semi terrestres Sesarma rectum e Aratus pisonii ao longo da estação reprodutiva (ou de desova), variação esta que pode afetar o potencial reprodutivo (número de ovos) dessas espécies. Para tal, serão realizadas coletas mensais de fêmeas adultas no manguezal da "Praia Dura" (23° 29'S e 45° 09'W), localizado no município de Ubatuba, SP. Em laboratório, fêmeas adultas serão analisadas com relação a tamanho, estágio de desenvolvimento das gônadas, intensidade alimentar, condição ovígera, peso, número e tamanho dos ovos e possibilidades de realizarem desovas múltiplas. A partir dos dados obtidos, serão efetuadas análises comparativas entre as diferentes estações de desova. O esforço reprodutivo será determinado com base nas diferenças das variáveis, peso, número e tamanho dos ovos nos períodos de início e final das atividades reprodutivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.