Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos empreendedores na indústria do calçado: formação social e ação empresarial (Franca, 1990-2005)

Processo: 03/13963-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de janeiro de 2005 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Agnaldo de Sousa Barbosa
Beneficiário:Agnaldo de Sousa Barbosa
Instituição Sede: Coordenadoria Adjunta de Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/18706-1 - Construção de indicadores para aferição do processo de desenvolvimento urbano e sustentabilidade no município de Franca (SP), BP.PD
11/09942-3 - Estratégias de mobilidade social no surgimento do pólo industrial de Franca (SP): de imigrantes pobres a industriais no interior paulista (1900-1960), BP.PD
11/07249-9 - A influência do empresariado na política externa brasileira a partir da criação do Mercosul., BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 10/15181-2 - Permanências e metamorfoses do trabalho no universo produtivo do calçado: um estudo do pólo industrial de franca/ sp, BP.PD
07/50929-5 - O desemprego na juventude: um estudo sobre o sentido do desemprego para jovens que residem em cidades de sub-regiões produtivas da indústria do calçado, nas regiões sudeste e sul do país, BP.PD
07/54470-7 - Cotidiano e subjetividade do trabalhador no setor do calçado: um estudo etnográfico em Franca - SP, BP.IC
05/58416-1 - As ações efetivas do sistema de gestão ambiental na indústria calçadista de Franca, BP.MS
06/52615-5 - A conservacao do meio ambiente sob a otica dos colaboradores da industria do couro em franca - sp., BP.IC
05/58026-9 - Gestao de recursos humans no setor calcadista: o caso de franca-sp., BP.MS
05/60172-3 - Discurso e classe:estudo de caso do setor calcadista de franca/sp, BP.IC
06/50238-0 - Novos empreendedores na indústria do calçado: formação social e ação empresarial (1990-2005), BP.TT
05/51405-4 - Estudo exploratório de mercado: o problema da concentração de atividades econômicas do setor calçadista no mercado local, BP.IC
05/50978-0 - A cultura organizacional como fator determinante na motivacao dos funcionarios: um estudo de caso., BP.IC
05/51404-8 - A responsabilidade sócio-ambiental sob a ótica do consumidor de calçados, BP.IC
05/50929-0 - Novos empreendedores na indústria do calçado: formação social e ação empresarial (1990-2005), BP.TT
04/14175-8 - Novos empreendedores na indústria do calçado: formação social e ação empresarial (França, 1990-2005), BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Empresas  Desenvolvimento industrial  Desenvolvimento regional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Economico | Desenvolvimento Industrial | Desenvolvimento Regional | Empresariado | Formacao De Classes
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_392_274_274.pdf

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a dinâmica de surgimento de novos empresários no cluster industrial de Franca, município localizado no interior do estado de São Paulo. O foco de análise do projeto recai sobre dois problemas principais: a) considerando o período que vai de 1990 a 2005, sob quais bases econômico-sociais se assentam, predominantemente, os empreendimentos industriais especializados na fabricação de calçados de couro? b) quais as características da ação econômica empreendida por essa fração do empresariado local? Tendo como substrato histórico estudo de doutorado que vem sendo realizado pelo autor, pretende-se, em uma primeira parte da pesquisa, investigar se a nova realidade econômica vivenciada pela indústria do calçado ainda comporta, como em seus decênios iniciais, exemplos de ascensão de trabalhadores manuais à categoria do patronato, ou se, por outro lado, em virtude das transformações da economia mundial, essa indústria já se encontra também em um estágio de concentração do capital no qual tal dinâmica de promoção social se tornou impossível. Em um segundo momento do trabalho buscar-se-á analisar o comportamento empreendedor e as estratégias de competição construídas por essa fração do empresariado em sua luta por um espaço no mercado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)