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Modelo de intervenções educativas para o uso racional de medicamentos

Processo: 10/19643-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Osvaldo de Freitas
Beneficiário:Osvaldo de Freitas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados: Andrea de Cássia Vernier Antunes Cetlin ; Carolina Maria Xaubet Olivera ; Davi Casale Aragon ; Elcio dos Santos Oliveira Vianna ; Érica Ferraz ; Marcelo Bezerra de Menezes ; Marcos de Carvalho Borges ; Roni Cleber Bonizio
Assunto(s):Controle de medicamentos e entorpecentes 

Resumo

Atualmente, as intervenções educativas em relação ao uso de medicamentos necessitam ser ampliadas e mais efetivas, e assim, constituírem-se em estratégias de reorganização do modelo de dispensação de medicamentos nos serviços de saúde e servir de apoio à população na obtenção de maior controle sobre sua saúde.O farmacêutico, por sua vez, inserido na equipe multidisciplinar tem um papel importante a desempenhar na educação em saúde com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre as patologias e das diversas opções de tratamentos, refletindo positivamente na adesão ao tratamento e em conseqüência os resultados clínicos e a qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes.Assim, a educação em saúde, no sentido de compartilhar conhecimentos, representa uma tarefa importante e envolve escuta atenta da comunidade para identificar as suas necessidades para depois saná-las. Nesta perspectiva, portanto, as intervenções educativas significam educar para a saúde e para uma formação integral dos sujeitos como atores sociais críticos que compreendem e questionam as relações sociais, transformando os sujeitos em cidadãos participantes do processo de educação em saúde, colaborando para aumentar a consciência, conhecimento e a compreensão das condições de vida e relações existentes com a saúde, em defesa da qualidade de vida. (AU)

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