Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos materiais eluidores de óxido nítrico com capacidade de prevenir a reestenose e promover a reendotelização vascular: avaliações in vitro

Processo: 11/07376-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Marta Helena Krieger
Beneficiário:Marta Helena Krieger
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Elia Tfouni
Bolsa(s) vinculada(s):13/06740-6 - Avaliação da capacidade de prevenção da reestenose e promoção de endotelização por meio da atividade biológica de novos materiais eluidores de óxido nítrico, BP.TT
Assunto(s):Reestenose coronária  Contenedores  Proliferação celular  Óxido nítrico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:endotélio | Oxido Nitrico | reestenose | stent | biologia cardiovascular

Resumo

A reestenose intra-stent é o problema clínico limitante na angioplastia coronária transluminal percutânea (ACTP) com implantação de stent metálico. Sua formação ocorre em decorrência da diferenciação e proliferação de células de musculatura lisa (CML), deposição de matriz extracelular e prejuízo do endotélio adjacente. A neo-intima pode ser prevenida com stents eluidores de drogas, como os doadores de óxido nítrico (NO), devido a sua propriedade de inibir a proliferação de CML e, sobretudo pela sua capacidade de potencializar a endotelização. Contudo, o uso terapêutico do NO, torna-se limitado devido a sua baixa meia-vida e a sua alta reatividade química. O presente projeto propõem avaliar, para viabilizar os ensaios pré-clínicos, os efeitos dos doadores-NO imobilizados em amostras de stents (1 mm) para selecionar os que apresentam menor risco toxicológico e maior eficácia anti-proliferativa e anti-migratória da célula muscular lisa (RASM), bem como maior viabilidade e funcionalidade em células endoteliais umbilicais humanas (HUVECs). Serão avaliadas as respostas de proliferação, migração e morte celular, bem como a expressão/atividade dos marcadores das vias de sinalização intracelulares relacionados aos processos objetivados. A partir dessas avaliações poderemos selecionar rapidamente e sugerir o mecanismo de ação dos complexos doadores de NO imobilizados em stents com maior eficácia. A repercussão destes resultados será a obtenção de testes padronizados "in vitro" prontamente aplicáveis a avaliação de outros stents com diferentes drogas imobilizadas, e ainda, para avaliação de diferentes dispositivos vasculares eluidores de drogas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DORO, F. G.; RAMOS, A. P.; SCHNEIDER, J. F.; RODRIGUES-FILHO, U. P.; VEIGA, M. A. M. S.; YANO, C. L.; NEGRETI, A.; KRIEGER, M. H.; TFOUNI, E.. Deposition of organic-inorganic hybrid coatings over 316L surgical stainless steel and evaluation on vascular cells. Canadian Journal of Chemistry, v. 92, n. 10, p. 987-995, . (11/07376-0, 10/10674-0, 06/53266-4, 03/09578-3)
DE OLIVEIRA, MARIANA G.; DORO, FABIO G.; TFOUNI, ELIA; KRIEGER, MARTA H.. Phenotypic switching prevention and proliferation/migration inhibition of vascular smooth muscle cells by the ruthenium nitrosyl complex trans-[Ru(NO)Cl(cyclam](PF6)(2). Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 69, n. 9, p. 1155-1165, . (03/09578-3, 11/07376-0, 06/53266-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.