Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação às dietas de alto concentrado para bovinos Nelore em confinamento

Resumo

A proposta deste estudo será avaliar os efeitos da duração de protocolos de adaptação à dieta de alto teor de concentrado sobre o desempenho, comportamento ingestivo, variações na ingestão de matéria seca, pH e temperatura ruminal, perfil metabólico sanguíneo, características de carcaça, incidências de rumenite e abscesso hepático, morfologia e histologia das papilas do rúmen de bovinos Nelore terminados em confinamento. Cento e vinte bovinos, machos não castrados da raça Nelore (385 kg) provenientes de sistema de recria a pasto, serão mantidos em 24 baias de piso de concreto com cinco animais por baia (5,4 m² e 0,4 m de cocho por animal), de acordo com os tratamentos: T1 - adaptação em escadas (Step up) por 9 dias (S9), T2 - adaptação em escadas (Step up) por 14 dias (S14), T3 - protocolo de restrição por 9 dias (R9), e T4 - protocolo de restrição por 14 dias (R14), constituindo-se assim delineamento experimental inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 × 2 (2 protocolos de adaptação e 2 tempo de adaptação) com medidas repetidas no tempo a cada 28 dias. Cada tratamento será composto por 6 baias, as quais serão consideradas as unidades experimentais para este estudo. A adaptação em escada (step-up) consiste no fornecimento de dietas com níveis crescentes de concentrado de acordo com o tempo (dias) de adaptação até atingir o nível de concentrado desejado para a dieta de terminação. No protocolo de restrição utiliza-se a dieta de terminação limitada por quantidade e aumenta-se o oferecimento diário gradativamente até atingir o consumo ad libitum. As dietas experimentais de adaptação serão oferecidas duas vezes ao dia (8h:00min e 15h:00min). Após os períodos de adaptação os animais receberão uma única dieta de terminação com 85% de concentrado até atingirem peso vivo acima de 490 kg e gordura subcutânea mínima de 4 mm, sendo abatidos em frigorífico comercial (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARDUCCI, R. S.; SARTI, L. M. N.; MILLEN, D. D.; PUTAROV, T. C.; FRANZOI, M. C. S.; RIBEIRO, F. A.; PERDIGAO, A.; ESTEVAM, D. D.; CARRARA, T. V. B.; RIGUEIRO, A. L. N.; et al. Restricted versus step-up dietary adaptation in Nellore bulls: Effects over periods of 9 and 14 days on feedlot performance, feeding behavior and rumen morphometrics. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 247, p. 222-233, . (10/08606-7, 11/01453-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.