Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de método analítico utilizando LC-MS/MS para determinação de macrolídeos em carne de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Processo: 11/07963-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Felix Guillermo Reyes Reyes
Beneficiário:Felix Guillermo Reyes Reyes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Jonas Augusto Rizzato Paschoal
Assunto(s):Toxicologia de alimentos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | cromatografia líquida de alta eficiência | Espectrometria de massas | macrolideos | tilápia do Nilo | Toxicologia de Alimentos

Resumo

A aquacultura, assim como as demais atividades pecuárias, apresenta um cenário competitivo entre os produtores, fazendo com que se mantenha a maior densidade populacional possível de peixes dentro de um mesmo tanque de cultivo. A perda de produção é o maior temor em toda propriedade pecuária. Esse quadro, por sua vez, estabelece que um recurso de prevenção contra o surgimento de doenças bacterianas seja de grande importância, pois a disseminação de uma eventual bacteriose certamente comprometeria a produção.Devido à falta de legislação nacional específica quanto à regulação de medicamentos veterinários para uso na aquicultura, assim como a evidente necessidade de uso desse recurso na prevenção de doenças num tanque de produção pesqueira, o piscicultor tem feito uso de medicamentos com base nos principais antimicrobianos disponíveis no mercado, porém regulamentados para outras espécies animais tais como bovinos, suínos e aves. A possível presença de resíduos desses antimicrobianos na carne dos peixes deve ser avaliada para se contextualizar a importância dessa questão no âmbito da segurança alimentar.O presente projeto visa o desenvolvimento e a validação de método analítico para a determinação de resíduos de antimicrobianos da classe dos macrolídeos em carne de tilápia do Nilo, utilizando técnicas analíticas modernas (LC-MS/MS). O método analítico será desenvolvido e validado utilizando o instrumento LC-QqTof, instalado no Laboratório de Toxicologia de Alimentos (FEA/UNICAMP). Após o estabelecimento do método analítico validado, serão realizadas análises em amostras de carne de tilápia disponíveis ao consumidor na região de Campinas, SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SISMOTTO, MARCELA; PASCHOAL, JONAS A. R.; TELES, JULIANA A.; DE REZENDE, RENATA A. E.; REYES, FELIX G. R.. A simple liquid chromatography coupled to quadrupole time of flight mass spectrometry method for macrolide determination in tilapia fillets. Journal of Food Composition and Analysis, v. 34, n. 2, p. 153-162, . (11/07963-3, 08/00456-6, 04/09149-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.