Busca avançada
Ano de início
Entree

Distância e padrões de dispersâo de pólen e sementes e estrutura genética espacial em pequena população isolada de Genipa americana por análise de microssatélites

Resumo

Os objetivos deste estudo são estudar por marcadores microssatélites a diversidade genética, o sistema de reprodução, o grau de isolamento genético, a distância e os padrões de dispersão de pólen e sementes, a distribuição espacial de genótipos, e o tamanho efetivo de uma pequena população de Genipa americana localizada em um fragmento de 7,2 ha, localizado na Mata da Figueira, na Estação Ecológica de Mogi-Guaçu, do Instituto Florestal de São Paulo. Para isso, todas as 125 árvores adultas existentes na população serão mapeadas, terão o diâmetro a altura do peito (DAP) medido, tecidos foliares amostrados para análise genética e o sexo determinado (machos e fêmeas). Para o estudo da dispersão do pólen e sementes e isolamento da população por análise de parentesco, pretende-se mapear, medir a altura e amostrar folhas de 300 plântulas da regeneração. Sementes de polinização aberta também serão coletadas de 10 árvores, 50 sementes por árvores em dois eventos reprodutivos (2011 e 2012), sendo 10 sementes por fruto (cinco frutos por árvore). Para detectar os efeitos da fragmentação sobre as gerações descendentes, a diversidade genética, endogamia e tamanho efetivo serão comparadas entre adultos, plântulas e sementes. Para isso, a estrutura genética espacial também será comparada entre adultos e plântulas a fim de se verificar se está ocorrendo aumento de parentesco na população. Estes resultados permitirão entender o processo contemporâneo de reprodução pós isolamento genético por fragmentação e seus impactos sobre o tamanho efetivo das gerações descentes de populações de G. americana, e assim, servirão para delinear estratégias para a conservação e coleta de sementes para recuperação ambiental da população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANOEL, R. O.; FREITAS, M. L. M.; FURLANI JUNIOR, E.; ALVES, P. F.; MORAES, M. L. T.; SEBBENN, A. M.. Individual, fruit, and annual variation in correlated mating in a Genipa americana population. SILVAE GENETICA, v. 64, n. 3, p. 108-116, . (11/01518-8, 10/19613-4)
MANOEL, R. O.; FREITAS, M. L. M.; TAMBARUSSI, E. V.; CAMBUIM, J.; MORAES, M. L. T.; SEBBENN, A. M.. Mendelian inheritance, genetic linkage, and genotypic disequilibrium at microsatellite loci in Genipa americana L. (Rubiaceae). Genetics and Molecular Research, v. 14, n. 3, p. 8161-8169, . (11/01518-8, 10/19613-4)
MANOEL, RICARDO O.; FREITAS, MIGUEL L. M.; BARRETO, MARIANA A.; MORAES, MARIO L. T.; SOUZA, ANETE P.; SEBBENN, ALEXANDRE M.. DEVELOPMENT AND CHARACTERIZATION OF 32 MICROSATELLITE LOCI IN GENIPA AMERICANA (RUBIACEAE). APPLICATIONS IN PLANT SCIENCES, v. 2, n. 3, . (11/01518-8, 10/19613-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.