Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes em Ecologia: Teoria, Métodos e Aplicações | Campinas – SP

Processo: 10/51395-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica - Escola São Paulo de Ciência Avançada
Vigência: 03 de outubro de 2010 - 02 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Thomas Michael Lewinsohn
Beneficiário:Thomas Michael Lewinsohn
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes complexas  Ecologia de comunidades  Teoria dos grafos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia De Comunidades | Ecologia Espacial | Interacoes Bioticas | Planejamento De Conversao | Redes Complexas | Teoria De Grafos

Resumo

A Escola explorou bases conceituais, métodos de análise e aplicações da teoria de redes complexas em ecologia. As redes de interações gráficas sempre foram um dos problemas centrais em ecologia, e seu estudo ganhou ímpeto recente com a teoria de redes complexas. Atualmente, esta é uma das áreas mais ativas da pesquisa em ecologia. Entre os muitos campos de aplicação da teoria de redes na Ecologia estão a previsão de respostas estruturais e dinâmicas de comunidades ecológicas perante diferentes tipos de alterações ambientais, desde as mais locais até mudanças globais; modelos de conservação de biodiversidade ou conservação genética em paisagens complexas e fragmentadas; e modelos epidemiológicos. Os principais focos temáticos da Escola foram: (1) a investigação de redes interativas de diferentes tipos (mutualísticas, planta-herbívoro, parasito-hospedeiro) entre espécies em comunidades ecológicas; (2) redes espaciais em paisagens e regiões estruturalmente complexas. A Escola foi conduzida por três pesquisadores brasileiros e cinco pesquisadores internacionalmente reconhecidos. O curso durou 9 dias, com 70 horas de atividade abrangendo aulas teóricas, seminários de pesquisa, apresentações de alunos em sessões de pôsteres e "clínicas" de discussão da pesquisa dos alunos, práticas de análise de dados e projetos de trabalho em grupo . Foram oferecidas 40 vagas para estudantes de pós-graduação ou pós-doutores. A expectativa foi receber 20 estudantes brasileiros, provenientes de diferentes estados, e 20 estudantes estrangeiros, dos quais cerca de metade da América Latina. O projeto foi promovido conjuntamente pela Unicamp, USP e ABECO, sendo divulgado por meio de redes internacionais de sociedades científicas, às quais a ABECO está integrada, e em periódicos prestigiados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, SABRINA B. L.; BORGES, MARCELO EDUARDO; VON HARTENTHAL, FRANCISCO W.; JORGE, LEONARDO R.; LEWINSOHN, THOMAS M.; GUIMARAES JR, PAULO R.; VAN BAALEN, MINUS. Coevolutionary patterns caused by prey selection. Journal of Theoretical Biology, v. 501, . (10/51395-7, 09/54806-0, 14/16082-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: