Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial trombogênico e farmacocinética da gentamicina no plasma e líquido sinovial de equinos, após administrações em doses únicas intravenosa e intravenosa regional

Resumo

A antibiose intravenosa regional (AIVR) é um modo de aumentar a concentração de antimicrobianos em infecções que acometem a porção distal dos membros, abaixo ou na altura do rádio, carpo e tarso, contribuindo para a sua eliminação. Esta técnica utiliza baixas doses de antimicrobiano comparado com a terapia sistêmica utilizando o mesmo medicamento, aumentando a eficácia do mesmo enquanto minimiza o risco de toxicidade. Esta técnica envolve o fornecimento local de antimicrobiano para tecidos distais dos membros através do sistema venoso, utilizando veias superficiais, através de um torniquete posicionado proximalmente ao tecido infectado, ocluindo o fluxo venoso, o antimicrobiano é mantido na área infectada. O objetivo do trabalho é avaliar o potencial trombogênico e farmacocinética da gentamicina no plasma e líquido sinovial de equinos, após administrações em doses únicas, intravenosa e intravenosa regional. As amostras de sangue da veia jugular e líquido sinovial do carpo de todos os animais serão coletadas imediatamente antes e aos 22 minutos, 45 minutos, 1 hora e 22 minutos, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24, 48, 72, 96 e 120 horas após a administração dos fármacos. A concentração da gentamicina será mensurada através do método de Elisa e o potencial trombogênico, por meio da mensuração dos níveis plasmáticos de Produtos de Degradação da Fibrina (PDF), Dimeros-D, Antitrombina III, Ultrassom Doppler e termografia. Posteriormente os resultados serão comparados estatisticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.A. RAFAEL; C.A. RODRIGUES; F.C. EVANGELISTA; C. RAMIRES; M. RODRIGUES; D. PIZZIGATTI; S.H.V. PERRI; C.A. HUSSNI. Avaliação do efeito trombogênico da perfusão regional intravenosa com gentamicina em equinos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 66, n. 5, p. -, Out. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.