Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de elementos minerais em fitoterápicos

Processo: 11/06768-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2011 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Cardoso da Silva
Beneficiário:Paulo Sergio Cardoso da Silva
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Edson Gonçalves Moreira
Assunto(s):Traços inorgânicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Absorção atômica | Análise por Ativação Neutrônica | Elementos Traço | Fitoterápicos | Metais | Determinação de elementos traço

Resumo

O hábito de utilizar vegetais para fins curativos constitui uma das primeiras manifestações do esforço humano para compreender e utilizar a natureza. O conhecimento empírico acumulado sobre as plantas medicinais ainda representa o único recurso terapêutico de muitas comunidades e grupos étnicos. Essa prática, que se caracteriza pela utilização dos recursos naturais como forma de tratamento e cura de doenças, é tão antiga quanto a espécie humana. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial já recorreu aos benefícios de certas ervas com ação terapêutica popularmente reconhecida. Nas pesquisas para desenvolvimento de fitoterápicos o foco principal é a caracterização do principio ativo da planta para comprovação cientifica das propriedades terapêuticas, por isso há poucos registros com descrições das concentrações dos elementos presentes nas drogas vegetais. O conhecimento das concentrações desses elementos pode ser utilizado para verificar possíveis interferências em sua terapêutica, ou se o próprio teor desses elementos é tóxico ao ser humano. A determinação dos elementos maiores, menores e traços e a pesquisa desses elementos nos processos metabólicos e seus impactos na saúde humana é de grande importância devido ao crescimento da poluição ambiental que afetam diretamente as plantas. O teor de substâncias inorgânicas, resultantes da completa incineração de material de origem vegetal submetido à análise química, indica a riqueza da amostra em elementos minerais. Deve-se considerar o teor de sílica presente nas amostras, pois ao serem calcinadas eliminam seus constituintes orgânicos, resultando apenas os constituintes inorgânicos e a sílica.As plantas podem conter metais pesado proveniente da presença destes no solo, água ou ar. A Organização Mundial da Saúde bem como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelecem padrões para o controle de qualidade de plantas medicinais incluindo a classificação, identificação botânica, determinação dos princípios ativos e identificação de contaminantes.O objetivo deste projeto é determinar o teor de constituintes inorgânicos em plantas de uso medicinal e seus extratos: umidade, cinzas totais, sílica, Ca e Mg por volumetria de complexação e dos elementos As, Ba, Br, Cs, Co, Cr, Fe, Hf, Rb, Sb, Se, Sc, Ta, Th, U e Zn por análise por ativação neutrônica e Cu, Ni, Pb, Cd e Hg por absorção atômica visando verificar a qualidade dos produtos bem como sua concordância com as normas vigentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, PAULO S. C.; FRANCISCONI, LUCILAINE S.; GONCALVES, RODOLFO D. M. R.. Evaluation of Major and Trace Elements in Medicinal Plants. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 27, n. 12, p. 2273-2289, . (11/06827-9, 11/06768-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: