Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização polarimétrica e mapeamento florestal a partir de dados temporais COSMO-SkyMed.

Processo: 11/05917-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:João Roberto dos Santos
Beneficiário:João Roberto dos Santos
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fabio Furlan Gama ; José Claudio Mura ; Paulo Maurício Lima Alencastro Graça
Assunto(s):Ecossistema amazônico  Degradação ambiental  Sensoriamento remoto  Geoprocessamento  Radar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:degradação florestal | Geoprocessamento | mapeamento florestal | monitoramento florestal | radar | Uso e cobertura da terra | Sensoriamento Remoto

Resumo

O objetivo desse estudo é avaliar a potencialidade das imagens temporais COSMO-SkyMed no modo dual (banda X) para mapear o uso e cobertura da terra na Amazõnia brasileira (região de Humaitá, AM). As imagens single look complex (modo descendente, com resolução de 15m) nas polarizações HH-VV e HH-HV (no primeiro e segundo dia de aquisição do imageamento) deverão ser processadas. A classificação temática deverá ser realizada através dos classificadores MAXVER-ICM e Wishart, envolvendo pares de componentes oriundos da matrix de covariância e também das imagens entropia, anisotropia e ângulo alfa derivadas da decomposição de alvos estabelecida por Cloude e Pottier. A acurácia dessas classificações será avaliada por estatística Kappa. Uma etapa de campo (simultânea a aquisição do imageamento-radar) será realizada, com a coleta de informações acerca das condições fisionômicas dos alvos florestais e de uso da terra, através de pontos de observação devidamente georreferenciados, cujas informações serão empregadas para treinamento, e teste para avaliar o desempenho classificador. É esperado que as imagens temporais COSMOS-SkyMed possam ser ferramentas úteis para subsidiar o mapeamento e monitoramento da paisagem florestal em áreas tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA RODRIGUES DE AZEVEDO; JOÃO ROBERTO DOS SANTOS; FÁBIO FURLAN GAMA; PAULO MAURÍCIO LIMA DE ALENCASTRO GRAÇA; JOSÉ CLÁUDIO MURA. Caracterização de uso e cobertura da terra na Amazônia utilizando imagens duais multitemporais do COSMO-SkyMed. Acta Amazonica, v. 44, n. 1, p. 87-97, . (11/05917-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.