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Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública

Processo: 09/00304-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Alessandra Turini Bolsoni-Silva ; Eliana Marques Zanata ; Jair Lopes Junior ; Kester Carrara ; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Bolsa(s) vinculada(s):10/08143-7 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08131-9 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08142-0 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 10/08130-2 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08128-8 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08141-4 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08129-4 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08127-1 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08140-8 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08116-0 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08139-0 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08121-3 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08138-3 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08119-9 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08137-7 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08118-2 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08136-0 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08117-6 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08135-4 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08126-5 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08134-8 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08115-3 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP
10/08132-5 - Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Inclusão escolar  Educação continuada  Pessoas com deficiência  Ensino e aprendizagem 

Resumo

O presente projeto se destina à investigação da implementação de um programa de consultoria colaborativa em uma escola pública de Bauru. O mote da inclusão escolar já não é mais se somos contra ou a favor o aluno com deficiência estudar na classe comum, já superamos este discurso, a inclusão escolar é um direito inalienável. Atualmente as discussões estão apontadas em como construir uma escola inclusiva que garanta acesso, permanência e, principalmente, aprendizagem de todos os seus alunos. Escola inclusiva é aquela que acolhe a diversidade e promove o desenvolvimento respeitando às peculiaridades de cada um. Assim, um dos problemas prioritário para a pesquisa sobre a temática da inclusão escolar tem sido o de oferecer a equipe escolar orientação e apoio técnico especializado para qualificar o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas comuns, de modo que este atenda às necessidades de todos os alunos. Considerando-se que a formação em serviço, focada em cada escola, se apresenta na atualidade como uma das melhores estratégias de formação continuada, este projeto tem como objetivo implementar um programa de consultoria colaborativa com vistas à construção de uma escola inclusiva; avaliar antes e depois da intervenção o desempenho dos alunos e a satisfação da equipe escolar. A metodologia de pesquisa será um estudo de caso centrado na abordagem da pesquisa-ação-colaborativa com a proposição de uma intervenção realizada em uma escola de ensino fundamental da secretaria municipal de Bauru. Visando uma maior amplitude e visibilidade para a análise do processo, os dados serão coletados por meio dos seguintes instrumentos: 1) questionário estruturado e entrevista semiestruturada com a equipe escolar no início da coleta; 2) aplicação do TDE - Teste de Desempenho Escolar nos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, no início da coleta; 3) registros em filmagens, durante o processo 4) diário de campo da intervenção, durante o processo, e; 5) avaliação da validade social com nova aplicação dos mesmos instrumentos do início da coleta. Esta proposta tem o intuito buscar compreender e superar os problemas concretos do ensino fundamental, sobretudo nos aspectos ligados a inclusão escolar de aluno com deficiência no ensino comum, visando desenvolver experiências pedagógicas inovadoras que possam trazer benefícios imediatos à escola, visto que em outras realidades estas iniciativas tiveram impactos satisfatórios. (AU)

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