Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de um sistema óptico de captura e processamento de imagem para análise do movimento humano no núcleo multidisciplinar de análise do movimento (NAM-UFSCAR)

Processo: 09/54221-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Tania de Fatima Salvini
Beneficiário:Tania de Fatima Salvini
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica  Cinemática  Fisioterapia  Reabilitação (terapêutica médica)  Análise do movimento humano 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_saude_89.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Esta proposta tem por objetivo solicitar a aquisição do sistema óptico de captura de movimentos Qualisys Motion Capture Systems. O EMU solicitado será alocado no Núcleo Multidisciplinar de Análise do Movimento (NAM), junto ao Departamento de Fisioterapia (DFisio) e Programa de Pós Graduação em Fisioterapia (PPG-Ft) da Universidade Federal de São Carlos. A construção desta proposta surgiu da necessidade dos docentes do DFisio e do PPG-Ft de um sistema óptico que possibilite a análise do movimento humano de uma forma confiável e versátil. Atualmente os estudos desenvolvidos no NAM contam com câmeras simples que demandam tempo na montagem da configuração, calibração e, principalmente, no processamento e análise dos dados. Um equipamento com as características do sistema solicitado pode trazer competitividade ao grupo em termos de publicação assim como pode aumentar a inserção da produção cientifica em periódicos internacionais e a formação de recursos humanos. A proposta é apoiada por 6 projetos associados e 18 projetos complementares. Todos estes projetos envolvem o estudo do movimento a partir de diferentes aspectos, mas todos visam contribuir para a construção do conhecimento cientifico no que tange a prevenção e reabilitação do movimento humano. Os resultados podem contribuir, de forma geral, para uma melhor qualidade de vida de pacientes de diferentes idades que apresentam acometimento musculoesquelético ou neurológico e também de trabalhadores. Embora haja limitações na disponibilidade de equipamentos, a produção científica, expressa por artigos publicados em periódicos indexados, teses, dissertações e trabalhos de iniciação cientifica reportados nos currículos Lattes dos proponentes, atesta o desenvolvimento de estudos nesta área. Estes projetos tem garantido a captação de recursos, o que afirma a capacidade técnico-científica do grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)