Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de ultracentrífuga e ecocardiógrafo para equipar Laboratório Multiusuário Centralizado

Processo: 09/54102-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marina Politi Okoshi
Beneficiário:Marina Politi Okoshi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Função ventricular  Sinalização intracelular  Biologia molecular  Pesquisa translacional  Equipamentos de laboratório 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_saude_73.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O projeto tem por finalidade equipar Laboratório Multiusuário Centralizado na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), denominado Unidade de Pesquisa Experimental, UNIPEX. Trata-se de Laboratório de Pesquisa Experimental e de Unidade de Pesquisa em Experimentação Animal (UPEA) financiados com apoio das chamadas públicas MCT/FINEP/Ação Transversal Pro-Infra 0112007 e MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA (0112008) e com contrapartidas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar da FMB. Os pesquisadores têm ampla experiência no estudo da remodelação cardíaca e suas consequências sistêmicas em diferentes modelos experimentais de agressão cardíaca. A análise das estruturas cardíacas e da função ventricular é habitualmente analisada, in vivo, por meio de estudo ecocardiográfico. Como se trata de técnica não invasiva, é possível realizar estudo longitudinal em avaliações seriadas do coração, com os animais sob leve anestesia. Atualmente, os exames ecocardiográficos em experimentação animal são realizados em equipamento lotado em Unidade Hospitalar do Hospital das Clínicas da FMB. Entretanto, o equipamento, utilizado para pesquisas experimentais e clínicas por investigadores da FMB e do Instituto de Biociências de Botucatu, atingiu seu limite de vida útil e de recursos tecnológicos. Assim, solicitamos ecocardiógrafo para compor o parque de equipamentos da UNIPEX. O estudo dos mecanismos envolvidos na remodelação cardíaca e suas consequências sistêmicas implica na avaliação de vias de sinalização intracelular. Para análise da sinalização em estruturas intracelulares como núcleo, mitocôndrias e membranas há necessidade de ultracentrífuga para separação e obtenção de componentes intracelulares. Como a FMB não dispõe de ultracentrífuga, seus membros se beneficiarão da lotação do equipamento na UNIPEX, que ficará disponível para investigadores de diversas áreas de pesquisa, incluindo os que trabalham em pesquisa clínica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, ALINE R. R.; PAGAN, LUANA U.; DAMATTO, RICARDO L.; CEZAR, MARCELO D. M.; BONOMO, CAMILA; GOMES, MARIANA J.; MARTINEZ, PAULA F.; GUIZONI, DANIELE M.; CAMPOS, DIJON H. S.; DAMATTO, FELIPE C.; et al. Effects of growth hormone on cardiac remodeling and soleus muscle in rats with aortic stenosis-induced heart failure. ONCOTARGET, v. 8, n. 47, p. 83009-83021, . (10/50084-8, 12/50512-5, 09/54102-3)
CEZAR, MARCELO D. M.; DAMATTO, RICARDO L.; PAGAN, LUANA U.; LIMA, ALINE R. R.; MARTINEZ, PAULA F.; BONOMO, CAMILA; ROSA, CAMILA M.; CAMPOS, DIJON H. S.; CICOGNA, ANTONIO C.; GOMES, MARIANA J.; et al. Early Spironolactone Treatment Attenuates Heart Failure Development by Improving Myocardial Function and Reducing Fibrosis in Spontaneously Hypertensive Rats. CELLULAR PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 36, n. 4, p. 1453-1466, . (09/54506-7, 09/54407-9, 09/54102-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.